Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > IFPB 108 anos

IFPB 108 anos

Programação abrangeu ainda lançamento de livros e apresentações de ex-alunos
por publicado: 25/09/2017 09h16 última modificação: 25/09/2017 15h47

A programação das comemorações dos 108 anos do IFPB também foi marcada por momentos dedicados à cultura, com o lançamento de dois livros pela Editora IFPB e as apresentações artísticas de ex-alunos da instituição.

Após a solenidade comemorativa, foram lançados os livros Que Modernidades São Essas?, da professora Roberta Xavier da Costa; e Design de Interiores – Da Teoria à Prática, organizado pelo docente Aarão Pereira de Araújo Júnior.

Resultado da dissertação de mestrado da autora, o livro Que Modernidades São Essas? realiza um estudo das casas modernas nos bairros de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra na Orla Marítima de João Pessoa, entre os anos 1960 e 1974. A obra faz uma revisão bibliográfica cotejando discurso e imagem das casas modernas mais citadas pela bibliografia internacional e nacional.

Já o livro Design de Interiores é formado por 11 capítulos, sendo uma coletânea de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em anos variados de alunos de Design de Interiores do Campus João Pessoa.

"O lançamento dos exemplares é muito importante, pois representa o cumprimento do compromisso do IFPB em dar visibilidade a sua produção acadêmica. Então, todos nós estamos muito felizes em proporcionar essa difusão de conhecimento", afirmou Francilda Araújo, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

O som da MPB embalou a noite comemorativa, com as apresentações dos egressos: Isnael Xavier, Sílvia Cláudia Andrade e Fábio Santos – talentos descobertos durante a Semana de Arte, Desporto e Cultura da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba. O sentimento descrito pelos artistas era de nostalgia.

“É um momento nostálgico que recorda nossos melhores anos dentro dessa instituição. Este ano, comemoramos os 30 anos de realização do I Festival de Intérpretes da Escola Técnica, onde nos apresentamos pela primeira vez. Então, é muito gratificante estar aqui novamente, indo além do nosso dia a dia de trabalho, num momento especial como este de comemoração dos 108 anos do IFPB”, destacou Sílvia Cláudia, que além de ex-aluna é professora do Campus Picuí.

"Encontrar nossos contemporâneos para comemorar os 108 anos do Instituto evoca excelentes lembranças para todos nós", frisou Isnael Xavier.

"Eu me lembro, aqui neste prédio que hoje abriga a Reitoria, que vivemos bons tempos. Aqui aprendemos muito, construímos nossa história, nossos sonhos... Hoje volto, com uma banda formada por ex-alunos também. É emocionante!", finalizou Fábio Santos, que com muita descontração, fez o público dançar ao som do Brega de Reginaldo Rossi.

Confira mais foto no Facebook, na página IFPB Oficial.

Veja vídeo da solenidade.

Verônica Rufino - DGCom