Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Criação de polos Embrapii nos Institutos Federais repercute durante solenidade

Criação de polos Embrapii nos Institutos Federais repercute durante solenidade

Confira detalhes sobre os polos que serão implantados em mais 4 Institutos Federais
por Patrícia Nogueira publicado: 06/09/2017 13h23 última modificação: 11/09/2017 10h37

O Instituto Federal da Paraíba foi credenciado com um Polo de Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Com essa conquista o IFPB passa a fazer parte de um seleto grupo de Institutos Federais que abrigam estes polos, dentre eles: IFBA, IFCE, IFES, IFMG e IFFluminense, credenciados em anos anteriores e o IFSC, IFG e IFSul de Minas recém credenciados.

Para o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes esta é uma das maiores conquistas do IFPB, uma vez que haverá uma expressiva contribuição no tocante ao desenvolvimento de tecnologias sociais.  “O IFPB está inaugurando um novo momento, uma nova era em termos de politicas de inovação. O Instituto Federal terá condições, a partir do novo polo, de desenvolver ações sociais, tecnologias sociais, nós estaremos materializando consistentemente políticas focadas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, afirmou o professor Nicácio.

O polo do IFPB será executado no Campus João Pessoa e atuará na área de Sistemas de Manufaturas. O Diretor Geral, Neilor César dos Santos, recebeu a notícia com muita alegria e falou que a conquista é fruto de um trabalho e esforço que toda a equipe vem vivenciando nos últimos anos. “Essa conquista define um marco diferencial na Instituição e na consolidação de uma política de inovação no âmbito dos Institutos Federais. Então esse projeto reflete o momento atual que vivemos. Temos um potencial muito grande e uma forte representação na sociedade”, comemorou o diretor.

Para o Reitor do IF Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, é um momento de reconhecimento da Rede Federal como proponente e executora de politicas de inovação proporcionando uma grande visibilidade para os Institutos perante a sociedade: “Os polos de inovação tem esse caráter de evidenciar a inovação na rede e nos mostrar para a sociedade, nos tornando ator permanente desse processo”, destacou.

A Reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, também comemorou a conquista do polo Embrapii. “Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho. A nossa área é de sistemas inteligentes de energia, uma área de muito desafio em prol da sustentabilidade e do movimento de energias renováveis. Terá uma repercussão forte nas empresas e sociedade”, apontou a Reitora.

Em termos de orçamento, cada instituto contemplado terá um aporte financeiro da Embrapii e da empresa interessada no desenvolvimento da tecnologia. A contrapartida dos institutos se dará através de recursos humanos e equipamentos, conforme explicou o presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Pedro Wongtschowski: “Cada um dos Institutos que se incorporam ao sistema Embrapii criam seu plano de ação e um terço dos recursos totais são supridos pela Embrapii,  um terço pela empresa interessada no desenvolvimento da tecnologia e o restante é oriundo de recursos do próprio Instituto tipo cessão de pessoal, equipamento, não necessariamente financeiro”. O limite máximo de suporte financeiro da Embrapii será de R$ 3 milhões, o que pode totalizar junto com as empresas um valor de 9 milhões de reais.

O Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Romero Portella, acredita que este é o caminho que os Institutos Federais devem seguir, aproximando-se com o setor produtivo e arranjos produtivos locais. “É uma forma de quebrar os muros da instituição para que toda a comunidade, não só alunos e servidores, mas o setor produtivo e as APLs possam entrar e firmar parcerias. É uma politica que acredito muito e incentivo dentro da Setec. Fiquei muito feliz com a conquista do IFPB”, assinalou.