Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Campus Cabedelo recebe Reitoria Itinerante

Campus Cabedelo recebe Reitoria Itinerante

Unidade recebeu a quinta rota do programa nesta quarta-feira (13)
por publicado: 13/09/2017 18h21 última modificação: 13/09/2017 18h21

Após percorrer mais de 10 mil quilômetros, visitando e revisitando os campi do Instituto Federal da Paraíba, o programa Reitoria Itinerante chegou a sua Rota Nº05, iniciada nesta quarta-feira (13), no Campus Cabedelo.

“É uma satisfação imensa retornar ao campus em mais uma visita – a quarta nesta unidade, realizando ações de grande importância para a consolidação de uma gestão participativa, através da efetivação dos debates em busca de soluções compartilhadas para nossos problemas”, externou o reitor Nicácio Lopes durante a abertura do programa.

Assim como aconteceu nos encontros anteriores, a visita seguiu a mesma logística: inicialmente, houve uma reunião com os discentes; em seguida, foi a vez dos servidores debaterem seus anseios junto aos gestores; por fim, foi realizada a avaliação e sistematização de propostas e soluções para as demandas apresentadas. Segundo o diretor-geral do campus, Lício Romero, a preparação da comunidade acadêmica para participação no programa foi diferenciada. “Nós realizamos internamente o nosso gabinete itinerante, com debates e plenárias buscando resolver questões internas e elencar as questões pertinentes à reitoria”, explicou.

O programa Reitoria Itinerante já está consolidado no IFPB e trouxe diversas conquistas, que foram expostas pelo reitor Nicácio Lopes. “Durante cada visita, encontramos diversos tipos de anseios. Mas, para elencar algumas conquistas fundamentais adquiridas através do programa, eu destaco: a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (pioneira na Rede Federal), a realização dos Jogos Escolares; a implantação do Reconhecimento de Saberes e Competências para os professores; e programas de capacitação, principalmente para os servidores técnico-administrativos. Tudo isso foi conquista da Reitoria Itinerante”.

A comunidade acadêmica local também elogia a realização do programa. “Já participei outras vezes e considero um processo muito produtivo. Muitas vezes, os próprios alunos têm a solução para os problemas, mas não têm um canal de escuta. Então esse é um marco na história do IFPB, um novo modelo de gestão onde docentes e discentes podem atuar juntos em busca de uma gestão humanizada”, ponderou o aluno Iverton Allef dos Santos, do curso de Ciências Biológicas.

Para Maurício Garcia, estudante do curso de Design Gráfico, o programa permite ao aluno entender a realidade do Instituto como um todo, diante da situação atual que o país passa. “Nós, alunos, apresentamos, por exemplo, diante da falta de códigos de vagas e a deficiência na comunicação interna, a proposta de montar um setor que englobasse os estudantes de Designer para praticar o que aprendemos em sala de aula e atuar na comunicação, a priori através de estágios não remunerados, buscando solucionar a demanda”.

Confira as fotos do programa na nossa página do Facebook.

Verônica Rufino - DGCom