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2º SIMPIF pede colaboração dos autores para que avaliações avancem

Os autores devem fazer o acompanhamento diário do processo de avaliação para verificarem se há necessidade de alteração
por publicado: 11/09/2017 14h21 última modificação: 11/09/2017 14h21
A organização do 2º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB recomenda aos autores inscritos no evento que acompanhem atentamente todas as etapas de avaliação dos trabalhos no sistema de eventos para que o processo seja concluído com sucesso. De acordo diretor da comissão de avaliação, professor Luzidelson Baracho, o cuidado é importante para que todos os trabalhos estejam dentro da norma estabelecida, conforme anais do evento.
Para isso, é necessário que os autores façam o acompanhamento diário da avaliação, preferencialmente por meio do portal de eventos do IFPB, uma vez que os e-mails podem ir parar na caixa de spam e passar desapercebidos. Cada autor deverá entrar na plataforma com login e senha.
No portal, o usuário encontrará todas as informações sobre o seu trabalho. Se houver necessidade de alterações no resumo expandido, ele deverá seguir os seguintes passos: Acessar a Página de eventos: http://eventos.ifpb.edu.br e clicar no 2º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, localizado no menu do lado esquerdo da tela; clicar em Página do Usuário; clicar em ativa; clicar em Correções obrigatórias; clicar em registro de mensagens diretor/autor para ler os comentários do diretor de modalidade ou clicar em registro de mensagens diretor/autor para enviar uma mensagem ao diretor de modalidade e, por fim, transferir nova versão do arquivo para o diretor. Há um prazo máximo de 5 dias para o autor reenviar o trabalho com as modificações sugeridas, embora a Comissão executiva do SIMPIF faça um apelo para autores realizarem tais alterações no menor tempo possível.
A professora Márcia Araújo, participante da Comissão executiva, ressalta que, ao enviar a nova versão para a correção, o autor deve estar atento às Orientações para a correção do Resumo expandido, disponíveis no menu Informação para Autores, para não fazer uma nova submissão. O correto é utilizar a submissão ativa.
De acordo com o professor Luzidelson, para fins de avaliação, o sistema divide os trabalhos inscritos em 15 áreas coordenadas pelos coordenadores de pesquisa e pesquisadores dos campi. De posse dos trabalhos nas suas respectivas áreas, os diretores fazem um filtro inicial e os encaminham para os avaliadores, que, por sua vez, irão atribuir nota ao trabalho para fim de aceitação e possível premiação. “Daí a preocupação com os trabalhos considerados inconsistentes. Neste caso, os diretores de modalidade retornarão para os autores, que, no prazo estabelecido, devem reenviar e colocar o trabalho já nos moldes do evento para seguir para os avaliadores”, ressalta.
A comissão acadêmico-científica responsável pela avaliação dos trabalhos é composta por 30 coordenadores de pesquisa e pesquisadores do Instituto Federal da Paraíba. A equipe é coordenada por dois diretores gerais, que são o professor Luzidelson Baracho e a professora Marta Feitosa.

Por Iris Souto Maior – Jornalista do IFPB