Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > IFPB participa de reunião de comunicadores no Conif

Noticia

IFPB participa de reunião de comunicadores no Conif

Profissionais iniciam elaboração de Plano de Ações para fortalecer Rede Federal de EPCT
por publicado: 04/08/2017 16h22 última modificação: 07/08/2017 16h31

O Instituto Federal da Paraíba se fez presente na reunião pioneira que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou com os comunicadores. O evento foi realizado em Brasília, nos dias 1 e 2 de agosto, e teve a participação de todas as 41 instituições da Rede. Por orientação da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB, foi enviada a jornalista da Reitoria, Ana Carolina Abiahy.

Na abertura do evento, o presidente do Conif, Roberto Brandão, destacou que a reunião sobre comunicação foi uma deliberação que partiu dos próprios reitores. “Lançamos um olhar de expectativa sobre a contribuição da expertise de vocês. Muitos perguntam se será criado um Fórum de Comunicadores. É natural sair mais um Fórum pela necessidade do serviço que começa agora e terá continuidade”, comentou Brandão, que é reitor do IFMA.

A principal pauta do evento era o início da elaboração do Plano e da Política de Comunicação do Conif. “Como conselho representativo, o Conif não pode ter uma Política de Comunicação sem a participação dos comunicadores da Rede”, ressaltou a Assessora de Comunicação do Conif, Lena Marinho. O secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia, ressaltou o comprometimento de todos os comunicadores presentes com as atividades do encontro. O coordenador-geral de Infraestrutura e Inovação da Rede Federal, Daniel Ferraz de Godoy, também participou da abertura.

O diretor Administrativo do Conif, Wilson Conciani, reitor do IFB, também prestigiou a abertura do evento, enaltecendo a importância da comunicação no momento atual. “É preciso estar e atuar em rede, ter agilidade, resposta, é o que a sociedade espera de nós como órgãos públicos, transparência e interações. Quem sabe a Reditec não será o momento de colocar para a sociedade todo nosso potencial”, destacou, em alusão à Reunião dos Dirigentes da Rede que será sediada pelo IFPB, em novembro.

Os consultores em comunicação, João José Forni e Silvana Ribeiro, fizeram palestras para os presentes e conduziram as dinâmicas envolvendo os comunicadores em Grupos de Trabalho. Foram formados GTs sobre Comunicação Interna, Relacionamento com a Imprensa, Redes Sociais, e Relacionamentos com os públicos de interesse. Ana Carolina participou do GT sobre Mídias Sociais. Os GTs apresentaram sugestões para a plenária. Foi estabelecido um cronograma e instituído um Comitê de Elaboração da Política de Comunicação do Conif/Rede. A jornalista do IFPB está como suplente em uma das coordenações do Comitê.

"Fiquei impressionada  positivamente com o nível dos profissionais de Comunicação que compõem a Rede. Somos mais de 700 profissionais no país. Voltei inspirada com a Política de Comunicação adotada em outros IFs, isso colabora, sem dúvida, para um maior profissionalismo na área", comentou Ana Carolina. 

conif reuniao.jpg

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB