Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > Estudantes são homenageados pelo reitor Nicácio Lopes

Estudantes são homenageados pelo reitor Nicácio Lopes

Alunos do Campus JP enaltecem a relação com os docentes e a instituição como um vetor para o desenvolvimento pessoal e profissional
por Ana Carolina publicado: 11/08/2017 18h51 última modificação: 14/08/2017 17h54

Para marcar o Dia do Estudante, a Reitoria do IFPB homenageou com certificados de reconhecimento três alunos do Campus João Pessoa que tem se destacado no ramo da pesquisa aplicada. O encontro entre o reitor Nicácio Lopes e os estudantes de Engenharia Elétrica, Adjamilton Medeiros Júnior, Júlio Cézar Coelho e Rychard Guedes, foi marcado por depoimentos emocionados sobre a relação positiva dos discentes com a instituição.

Adjamilton, Júlio e Richard têm alcançado prêmios de instituições renomadas como a Harvard, o MIT e a Microsoft, com a invenção do Bubu Digital, uma chupeta eletrônica com microcontroladores e sensores, que envia dados sobre a temperatura corporal da criança e auxiliam no diagnóstico de problemas de saúde. Eles acabaram de chegar de Seatle, nos Estados Unidos, onde disputaram um prêmio da Microsoft com outros 54 projetos de vários países e tiveram três dias de mentoria e apresentação para aprimorar o projeto.

PRINCIPAL.jpg

“Através do talento e capacidade investigativa, vocês têm projetado a marca do IFPB, levando, além-muros, boas notícias advindas do mundo do estudo e da pesquisa. Vocês têm impactado positivamente a imagem da instituição e por isso acredito que podem representar, no dia de hoje, a gama de estudantes que temos nesse Estado que desenvolvem, igualmente, excelentes projetos. Podem inspirar também pela perseverança, paixão e disciplina”, falou Nicácio.

Richard e Júlio também cursaram o ensino técnico integrado ao Médio no Campus JP, Adjamilton estudou no Campus Campina Grande, e por isso o diretor de Ensino, do Campus JP, Washington César, destacou que eles são legítimos representantes do sucesso da verticalização na instituição. Washington também foi homenageado com certificado, assim como os docentes Franklin Pamplona e Cleumar Moreira, coordenador do curso e orientador do projeto, respectivamente.

“Nunca houve nada que a gente precisou nessa instituição que não conseguiu. Sou testemunha de como isso faz diferença, complementa a vida do estudante. Cheguei a ir para a universidade, mas, senti que aqui era a minha casa e por isso pedi transferência pra cá”, contou Adjamilton, cujo pai foi aluno da instituição, no curso de Edificações.

“Temos uma relação que extrapola os muros da instituição. Já precisei de ajuda em dias de domingo, horários à noite e sempre tive professores à disposição. Mesmo os professores do ensino técnico continuam com esse vínculo com a gente”, frisou Júlio César.

Richard e Adjamilton já tiveram a experiência de estudar no exterior, pelo Ciência sem Fronteiras e contam que os laboratórios da instituição não ficaram a desejar ao de instituições renomadas. “O diferencial é aqui nós temos um guia para a vida profissional e pessoal”, apontou Richard.

“O IFPB tem esse aspecto de trazer a pesquisa para o ensino. A pesquisa aplicada, focada em problemas da sociedade, é uma característica do IFPB. e temos muitos professores como Cleumar que desenvolvem isso com os alunos. E eles têm muita autonomia, só tentamos promover o ambiente”, frisou Franklin.

Os estudantes também gravaram depoimentos para a Rádio IFPB que devem ser veiculados em muito breve.

Confira mais fotos na página do IFPB Oficial no Facebook.

RADIO.jpg

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista da Reitoria do IFPB / Fotos: Filipe Donner - diretor da DGCOM