Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > Ensino Superior do IFPB alcança pontuação máxima

Ensino Superior do IFPB alcança pontuação máxima

Três cursos passaram por renovações de reconhecimento e obtiveram pontuações entre 4 e 5, nos campi João Pessoa e Campina Grande. Diretoria destaca o trabalho da CPA para os excelentes resultados
por Ana Carolina publicado: 09/08/2017 17h06 última modificação: 11/08/2017 13h08

“Uma excelente notícia”, com essa frase e muito entusiasmo, a pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Marinho, anunciou o resultado de três avaliações de Renovação de Reconhecimento de Curso pelas quais o Instituto Federal da Paraíba passou recentemente. A avaliação é conduzida pelo Inep/MEC para os cursos superiores. As três principais dimensões que os avaliadores consideram são Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

No Campus João Pessoa, o curso de Telecomunicações alcançou a nota máxima: 5. Ainda no campus da Capital, o curso de Sistemas para Internet, alcançou o conceito 4, com maior nota para o corpo docente. Em Campina Grande, a avaliação foi do curso de Telemática que também conquistou nota 4, com maior ênfase igualmente nos professores.

O Procurador Educacional Institucional, Antônio Feliciano Xavier Filho, que sistematiza esses dados oficiais do IFPB, destacou o papel integrado que os setores dos campi e da Reitoria desenvolvem para alcançar os mais elevados padrões. Os três cursos são presenciais, com duas entradas anuais de estudantes.

A pró-reitora de Ensino do IFPB destacou o empenho dos coordenadores dos cursos e de toda a equipe docente, técnica e discente envolvida com as turmas. O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet tem como coordenadora Valéria Maria Bezerra Cavalcanti; o de Telecomunicações tem como coordenador Lincoln Machado de Araújo e ao de Telemática é coordenado por Jerônimo Silva Rocha.

As vistorias das comissões de avaliação foram feitas entre 30 de julho e 2 de agosto, cada uma com dois profissionais distintos. Nos relatórios dos avaliadores, destaca-se o elogio não só à equipe acadêmica dos cursos, mas a toda a estrutura pedagógica colocada à disposição dos graduandos. A qualidade dos laboratórios, dos materiais adquiridos, do acervo bibliográfico, também ressaltou aos olhos dos examinadores.

O Diretor de Ensino Superior do IFPB, Geísio Lima Vieira, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido no âmbito da Reitoria e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), conduzida pelo professor Francisco Fernandes, para que as avaliações realizadas tenham tido um resultado tão positivo. Somente nesse ano, já foram realizadas oito avaliações, dois cursos alcançando a nota máxima e todos os demais o conceito 4. As próximas avaliações devem ser realizadas em Campina Grande, Sousa, Monteiro e JP.

"Fizemos um trabalho importante com os marcos regulatórios da instituição para possibilitar uma equalização dos resultados. A CPA faz uma avaliação interna contínua que utiliza os mesmos parâmetros das avaliações de ciclo anuais e até acrescentamos alguns parâmetros", explicou Geísio. O acompanhamento, portanto, é bem anterior às visitas, orientando os campi e continua após o envio dos relatórios dos avaliadores para que a instituição foque nos pontos necessários para melhoria.

Um dos pontos constantemente ressaltados em relatórios é a qualidade do Plano Político Pedagógico adotado pelo IFPB. Esse modelo adotado pela Diretoria de Ensino Superior (DES) foi elaborado juntamente com a Diretoria de Articulação Pedagógica e tem orientado os coordenadores dos cursos. Segundo Geísio, desde o início da gestão do reitor Nicácio Lopes, a DES tem investido em documentos norteadores, notas técnicas que dinamizam o trabalho dos cursos. Um dos aspectos mais importantes e que são fundamentais para as boas avaliações são as informações dos cursos que precisam ser atualizadas constantemente online. Esse era um calcanhar de aquiles na instituição, mas a gestão tem investido e conseguido mudar em pouco tempo a cultura de disponibilização dos dados.

Para saber mais sobre os cursos avaliados recentemente, confira os links no Portal do Estudante:

TelecomunicaçõesSistemas para InternetTelemática.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB