Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 08 > Encontro de Bibliotecários prossegue em Campina Grande

Noticia

Encontro de Bibliotecários prossegue em Campina Grande

Experiência de implantação do sistema Koha no IFPB foi tema de discussões durante o evento
por publicado: 24/08/2017 17h16 última modificação: 24/08/2017 17h16

A implantação do sistema de gerenciamento de bibliotecas Koha foi destaque no II Encontro de Bibliotecários do IFPB, que acontece até esta sexta-feira (25), em Campina Grande. Um relato de experiência do processo foi apresentado na tarde desta quinta-feira (24), pelos servidores Gustavo Nogueira e Maria Eliziana.

 O Campus Campina Grande foi piloto na utilização do software livre, que já está em pleno funcionamento também no Campus Monteiro. “O processo começou em março de 2016, quando fizemos a migração do sistema antigo para o sistema novo aqui em Campina. Foi um momento de muito aprendizado e reflexão das nossas práticas profissionais. Buscamos fontes em diversas instituições para implantação do sistema e hoje, nossa avaliação é bastante positiva”, frisou Eliziana.

 O sistema também é avaliado positivamente pelos usuários. “A inauguração da biblioteca em si já foi um marco e o sistema completou o processo, facilitando bastante nossas pesquisas. Como tudo é informatizado, tudo ficou mais prático, desde a reserva até a obtenção dos livros”, relatou a aluna Rebeca Araújo, do curso de Edificações.

 “O Campus Campina Grande passou recentemente por avaliações do Ministério da Educação, obtendo conceitos máximos em dois cursos. Um dos itens avaliados foi a biblioteca e a presença de um sistema integrado fez a diferença nesta conquista”, ressaltou o diretor-geral do campus, Albino Nunes.

 Durante o evento, Gustavo Nogueira apresentou os conhecimentos adquiridos durante a conferência que marcou os 10 anos do Koha, no mês de maio, em Portugal. “A nossa participação neste evento foi bastante importante, pois, no Brasil, não há nenhuma instituição que utilize o Koha na proporção que o IFPB utiliza. Então, pudemos entender um pouco do funcionamento do sistema nas instituições europeias, como o Ministério da Justiça e de Finanças de Portugal”.

 Após a implantação, o IFPB totalizará 18 bibliotecas informatizadas, atendendo a um público estimado de 33 mil usuários.

 Verônica Rufino - DGCom