Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Ministro concede entrevista ao Portal IFPB

Ministro concede entrevista ao Portal IFPB

Depois da audiência mantida com o Reitor Nicácio Lopes e com o Senador José Maranhão, o Ministro Mendonça Filho fala dos desafios do MEC.
por publicado: 03/07/2017 09h42 última modificação: 04/07/2017 12h35

Ao final da audiência que manteve com o Reitor Nicácio Lopes e com o Senador José Maranhão,  o Ministro Mendonça Filho concedeu entrevista ao repórter Filipe Donner, na qual faz um resumo dos temas discutidos e fala dos desafios enfrentados no Ministério da Educação. Confira a entrevista concedida:

PORTAL IFPB - O senhor acaba de receber em audiência o reitor do IFPB Nicácio Lopes e o senador José Maranhão. Quais os temas tratados?

MENDONÇA - No geral, a gente dialogou sobre a política de expansão da Rede Federal e em particular do Instituto Federal da Paraíba que é uma instituição séria, qualificada e respeitada. Na oportunidade interagimos com o próprio reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes e com o senador José Maranhão, parlamentar de grande prestígio no âmbito do MEC. Eles pediram recursos na ordem de R$ 6 milhões para o andamento das obras estruturantes nos campi do Instituto Federal da Paraíba em Santa Rita, Itabaiana e Itaporanga.

PORTAL IFPB - O que o senhor observa de mais positivo na reunião?

MENDONÇA - A gente teve a oportunidade de avaliar o desempenho positivo de várias obras em andamento no IFPB e outras já concluídas com apoio e orçamento alocado pelo Ministério da Educação (MEC). Estamos satisfeitos com a gestão do cronograma físico-financeiro das obras estruturantes no âmbito daquela Instituição. De acordo com o reitor Nicácio não há uma obra paralisada no IFPB. Por esse motivo o reitor recorre ao nosso gabinete para que possamos reforçar os empenhos das obras em andamento no canteiro de obras da Instituição.

PORTAL IFPB - Depois dessa reunião, o que a comunidade acadêmica do IFPB pode esperar como resultado?

MENDONÇA - Bem, eu manifestei tanto para o reitor Nicácio, que representa naturalmente servidores técnico-administrativos, professor, estudante e demais segmentos do Instituto Federal da Paraíba, quanto para o senador José Maranhão, nossa disposição em atender o pleito do IFPB. Para isso designamos uma equipe técnica do Ministério para empreender estudo visando a apontar o que é possível atender dentro das nossas limitações.

PORTAL IFPB – A Reitoria do IFPB está preparando o convite de inauguração do Campus Guarabira. É possível a sua presença no evento?

MENDONÇA - Para mim seria um privilégio retornar à Paraíba e prestigiar a comunidade acadêmica do Instituto Federal neste momento marcante da histórica recente do IFPB. Para isso vamos tentar compatibilizar a minha agenda nacional com a regional. Se for possível conciliar a minha agenda com a programação em Guarabira, eu terei o maior prazer em atender o convite da Reitoria.

PORTAL IFPB - O senhor está há pouco mais de um ano conduzindo a complexa pasta do Ministério da Educação. É possível elencar os principais desafios do MEC, nesse momento?

MENDONÇA - Nós temos várias iniciativas importantes em curso como por exemplo a Reforma do Ensino Médio, casada inclusive com a lógica dos institutos federais. Recentemente externei aos reitores do Conif que o MEC necessita dos Institutos Federais para consolidar essa nova visão de educação de nível médio no Brasil. A questão do reforço no desempenho na alfabetização, que é vital e evidente que sem uma boa alfabetização a criança jamais terá bom desempenho ao longo de sua vida educacional. Hoje o Brasil é bastante presente no quesito inclusão e acesso à educação. O desafio principal, dentre outros, é a qualidade da educação que precisa avançar para que a gente possa promover mais oportunidades e mais equidade para os jovens e para as crianças brasileiras.

Foto: Luis Fortes - MEC