Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 07 > Comissão Acadêmica Nacional do ProfNIT realiza avaliação em Campina

Comissão Acadêmica Nacional do ProfNIT realiza avaliação em Campina

IFPB pleiteia ser ponto focal do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
por Ana Carolina publicado: 24/07/2017 16h16 última modificação: 25/07/2017 14h52

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está pleiteando ser um ponto focal do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNIT). O programa é co-financiado pelo Governo Federal e promovido pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). Nos dias 20 e 21 de julho, mais um importante passo foi dado na conquista dessa nova pós-graduação stricto sensu: a Comissão Acadêmica Nacional do ProfNIT visitou o Campus Campina Grande para avaliação in loco da proposta que foi realizada conjuntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG).

A Comissão avaliadora foi composta pela diretora do ProfNIT, Maria das Graças Ferraz Bezerra, que é analista sênior do Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações e por Tatiane Luciano Balliano, docente da UFAL. A equipe veio conhecer o arranjo institucional, corpo docente, infraestrutura e a produção técnica e bibliográfica dos pesquisadores. A responsável pela apresentação da proposta do IFPB à Comissão foi a pró-reitora da PRPIPG, Francilda Araújo Inácio.

O diretor geral do IFPB Campina Grande, Albino Nunes, participou das apresentações ao lado ddocentes do campus CG, João Pessoa, Picuí e Sousa. Os parceiros da rede de inovação local, como UFPB, UFCG, UEPB, ParqTecPB, Embrapa, Secretaria de Educação da Paraíba e Funetec também estiveram presentes e assistiram à apresentação do Mestrado, feito pela comissão avaliadora.

“É um momento histórico do avanço do IFPB, estamos ansiosos por esse curso, que representaria a interiorização da Pós-Graduação no IFPB. Gostaria de agradecer a disponibilidade do diretor Albino e dos coordenadores de Campina, Katyusco Farias e Ana Cristina Dantas, ”, destacou Francilda. Estiveram presentes durante a avaliação, todos os Diretores da PRPIPG: Alex Sandro da Cunha Rego (Pós-Graduação); Maxwell Anderson Ielpo do Amaral (Inovação) e Girlene Formiga (Pesquisa).

Segundo o diretor Maxwell, entre os pontos fortes já apontados pela comissão estão a estrutura, entrosamento com a rede de inovação, compromisso da rede com a proposta e o nível de pesquisa que as instituições executam. “Esse Mestrado vindo para cá, será benéfico para todo o Estado. Desde que iniciaram as capacitações do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), vários profissionais já foram despertados, mais patentes foram produzidas. Imagine com o mestrado. É um novo campo que se abre não só para a tecnologia, favorece novos métodos na agronomia, medicina veterinária, recursos naturais, educação, gestão”, ressaltou Maxwell Anderson.

De acordo com o edital de credenciamento, o resultado deve ser divulgado em 30 de agosto. O curso é presencial e iniciaria no 1º semestre de 2018. Atualmente, há pontos focais do ProfNIT em 12 instituições. O ProfNIT é um mestrado em rede que tem todo o conteúdo e modelo didático definidos pelo Fórum Nacional.

Em reunião com pró-reitores e diretores sistêmicos, o reitor Nicácio Lopes frisou o empenho da equipe da PRPIPG para a elaboração da proposta e acredita no sucesso da acreditação do IFPB como ponto focal. Ele ressaltou o empenho da gestão para a expansão da Pós-Graduação do IFPB.

ProfNIT avaliaçao.jpg

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB