Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 06 > Encontro reúne gestores educacionais na Reitoria

Encontro reúne gestores educacionais na Reitoria

Abertura do II Encontro para capacitação de gestores relacionados a cursos técnicos e licenciaturas aconteceu nesta segunda (12)
por publicado: 12/06/2017 10h48 última modificação: 12/06/2017 16h42

A Pró-Reitoria de Ensino do IFPB realizou nesta segunda-feira (12), no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros, a abertura do “II Encontro para capacitação de gestores relacionados a cursos técnicos e licenciaturas".

Cerca de 200 servidores, entre diretores de Ensino, coordenadores de cursos e EaD, de todos os campi e Reitoria participaram da solenidade, que foi presidida pelo reitor Nicácio Lopes e pela pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho.

Em seu discurso, a pró-reitora reforçou a importância da realização do evento junto aos gestores educacionais diante das inúmeras mudanças que vêm ocorrendo na área do Ensino no país. “Precisamos de momentos como este para refletir sobre as mudanças na área do Ensino. Neste encontro, não ficam de fora abordagens de questões operacionais internas, do dia a dia”, frisou Mary Roberta.

A atuação do IFPB como instituição de referência no Estado também foi ressaltada pela pró-reitora. “Nós tivemos recentemente quatro cursos superiores avaliados positivamente pelo Ministério da Educação: o de Segurança no Trabalho, no Campus Patos, Agroecologia, em Picuí, e Administração Pública, em João Pessoa, avaliados todos com nota 4; além do curso de Educação Física, em Sousa, que nos laureou com a nota 5, nota máxima. Ocupamos ainda ótimos lugares nas Olimpíadas de Informática e estamos sendo representados em eventos internacionais. Isso tudo é a prova que o IFPB está no caminho certo”, destacou.

Para o reitor Nicácio Lopes, o Encontro é uma oportunidade para os gestores educacionais debaterem analiticamente o processo educacional e sua dinâmica, abrangendo o arcabouço legal que parametriza todo o processo. “Todos os protagonistas deste processo, como coordenadores, diretores e pró-reitores devem conhecer os enfoques macro da gestão de políticas públicas e também todas as ferramentas micro, criadas no Instituto”, ponderou o reitor.

Por fim, Nicácio agradeceu o trabalho de todos os presentes e deixou a todos uma mensagem para reflexão. “Não sejamos contaminados pelo pessimismo que abrange o país neste momento. Precisamos estar sempre motivados a novas conquistas e focados no nosso compromisso com o interesse público”, finalizou.

O II Encontro para capacitação de gestores relacionados a cursos técnicos e licenciaturas prossegue até esta quarta-feira (14),  com uma programação que irá debater as mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e na Base Nacional Comum Curricular; além de assuntos internos do Instituto, mapeamento das atividades docentes, conselhos de classe e regimento disciplinar, Núcleos de Aprendizagem e Comissão Permanente de Avaliação.

DGCom