Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 05 > Servidores instituidores da Funetec são homenageados com galeria

Noticia

Servidores instituidores da Funetec são homenageados com galeria

Lançamento aconteceu nesta sexta-feira (05)
por Patrícia Nogueira publicado: 05/05/2017 13h25 última modificação: 05/05/2017 13h28

Como parte das comemorações alusivas aos 20 anos da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (05), uma galeria com os servidores que a instituiu em 1997.

Ao todo foram 48 servidores do então Cefet-PB que deram o pontapé inicial nos trabalhos da Funetec, tendo sido criada na gestão do Professor Almiro de Sá Ferreira. “A exposição destas imagens representa uma homenagem a essas pessoas que foram idealistas e foram os grandes inauguradores das bases da fundação. Essa história toda de 20 anos está diluída em trabalho e conquistas graças a esse grupo pioneiro”, destacou o reitor do IFPB Nicácio Lopes.

Professor Almiro de Sá Ferreira externou sua alegria em ver o crescimento da Funetec ao longo de seus 20 anos e lembrou os desafios atravessados para criar a fundação e enalteceu o trabalho de todos que ajudaram . “Foram 5 anos de muita luta e a maneira que nos tínhamos de garantir a nossa sobrevivência enquanto instituição federal era a criação da fundação. Com o advento dos cursos superiores teríamos uma atuação maior na pesquisa e na extensão.”, lembra Almiro. Ele enfatizou também que o sucesso da fundação, bem como da cooperativa e da associação do IFPB se dá por ter o interesse público acima do interesse particular.

Para Cleidenédia Morais, atual diretora de administração do Campus João Pessoa, fazer parte da história da Funetec é muito gratificante e a homenagem veio à tona no dia em que completa 30 anos no IFPB. “Para mim é uma alegria muito grande porque representa o reconhecimento a todos aqueles que resolveram se unir para criar uma instituição que hoje chega a 20 anos num país que nem sempre se consegue uma estabilidade em duas décadas. Mas quando as pessoas levam a sério é uma oportunidade e para mim foi um presente”, disse Cleide, que foi diretora da antiga Caixa Escolar que deu origem à Funetec.

Hermes Lira contou do desafio que enfrentou quando foi convidado pelo Reitor Nicácio, em 2014, para fazer um levantamento da situação contábil da Fundação.  “Era um período em que a fundação atravessava uma fase de crise, mas o socorro chegou em boa hora com o convite para Anselmo Castilho  assumir a presidência. Gostaria de reconhecer o seu trabalho e exaltar a iniciativa do professor Almiro em criar a fundação e a cooperativa. São duas filhas que estão vivas e saudáveis. Parabéns a nossa instituição”.

Um dos professores membros da comissão encarregada de criar o estatuto da Funetec foi o professor Jose Valentin. Na ocasião ele expressou a gratidão pelo reconhecimento e ressaltou a forma humana com que os gestores têm tratado os servidores pioneiros. “Isso aumenta a força e a coesão para que essa instituição possa vencer as dificuldades e ir em frente”.

O atual presidente da Funetec Anselmo Castilho ressalta que essa galeria é uma forma de homenagear aqueles que tiveram a coragem e a iniciativa de se reunir e constituir a fundação, aprovando seu estatuto e dando o pontapé inicial para a relação com a sociedade. “É um gesto singelo mas que perpetuará para todo sempre mostrando quem deu inicio à Funetec”, disse. Castilho destacou ainda que hoje a Funetec tem retomado seu papel diante da sociedade voltando a ter uma relação com as instituições públicas e privadas. “Temos um projeto com a Sony onde ela aporta recursos para gerirmos e como resultado devolveremos à sociedade através de dois laboratórios nas áreas de microinformática no campus João Pessoa e Campina Grande. São espaços edificados que poderão ser utilizados posteriormente pela comunidade acadêmica.”

A Funetec atua hoje na prestação de consultoria em áreas técnicas, culturais, cientificas e administrativas, junto a instituições e órgãos públicos e privados nacionais e internacionais, colaborando com entidades que realizam trabalhos na sua linha de atuação. 

Confira o álbum de fotos da solenidade de inauguração da galeria na página do facebook do IFPB.