Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 05 > IFPB participa de evento Internacional na Europa

IFPB participa de evento Internacional na Europa

Conferência sobre o sistema de bibliotecas Koha aconteceu em Lisboa.
por publicado: 31/05/2017 15h51 última modificação: 31/05/2017 15h51

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participou, nos dias 18 e 19 de maio, da Conferência que marcou os dez anos do sistema Koha, em Lisboa. O Bibliotecário Gustavo Nogueira, numa iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino e do Campus Campina Grande, representou a Instituição no evento, que foi organizado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)  e aconteceu na Escola Superior de Comunicação Social, na capital Portuguesa. O paraibano foi o único representante do continente Americano a participar da Conferência.

Segundo Gustavo Nogueira, "a participação no evento foi a oportunidade de conhecer a realidade do uso do sistema em instituições de grande porte, como a Universidade de Lisboa e Universidade de Aveiro; assim como a sua aplicação na Biblioteca do Ministério da Justiça de Portugal. Além disso, permitiu ampliar contatos e parcerias de colaboração no desenvolvimento do sistema".

O Koha é um Sistema Open Source (sistema livre e cooperativo) Integrado de Gestão de Bibliotecas que há dez anos surgiu no mercado internacional. O Campus Campina Grande foi pioneiro e já está usando o sistema.  Atualmente, o sistema Koha atende cerca de 1.700 usuários no campus e já está em processo de implantação em outros nove campi. O banco geral de dados  possui mais de 19 mil exemplares cadastrados.

O IFPB tem investido para modernizar os serviços das bibliotecas, tornando-os eficientes, e assim facilitando o atendimento aos usuários.

Clique aqui para ter acesso ao sistema.

DGCom com informações do Departamento de Biblioteca/Reitoria