Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 05 > Extensionistas fazem visita técnica no Rio Grande do Norte

Extensionistas fazem visita técnica no Rio Grande do Norte

Equipes conheceram projetos de ações educativas com tecnologias sociais
por publicado: 19/05/2017 10h18 última modificação: 19/05/2017 10h18

Os integrantes do Núcleo de Tecnologia, Educomunicação, Cibercultura e Inclusão Digital (TEC-ID), da Rede Rizoma da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB, interagiram, nessa quinta-feira (18), através de visita técnica, com trabalhadores rurais que participam de projetos de ações educativas com tecnologias sociais em comunidades e assentamentos nos municípios de João Câmara e Parazinho, no Rio Grande do Norte.

Os extensionistas do IFPB visitaram o projeto “Agricultura Familiar: tecnologia, capacitação e empreendedorismo no semiárido do Rio Grande do Norte. O referido projeto, desenvolvido pelo parceiro social do TEC-ID, Laboratório Educacional de Tecnologias Sociais e Energias Renováveis (LETS), sob a direção do empreendedor social Flavio Luna, é patrocinado pela Brookfield Energia Renovável, por meio de subcrédito social do BNDS.

A ação envolveu trabalhadores rurais de três comunidades, localizadas nos referidos municípios, que participam da implantação de uma linha educacional intitulada “Caminho das Tecnologias Sociais”. Essa modalidade de tecnologia social atua de forma integrada nas área de segurança hídrica, educação, produção de renda e sustentabilidade, explicou o empreendedor Flávio Luna.

Participaram das visitas técnicas a professora de informática do Campus João Pessoa, Nadja Rodrigues Nóbrega; os bolsistas do Programa Educom, Emerson Barbosa e Daniel Amaral, alunos do Curso de Design Gráfico do Campus Cabedelo; e o jornalista Crisvalter Medeiros, da equipe técnica da Proexc.

O professor Flávio Luna explicou que o projeto Agricultura Familiar está sendo desenvolvido em oito comunidades do semiárido do Rio Grande do Norte, alcançando um total de 266 famílias de trabalhadores rurais, em assentamentos e comunidades dos dois municípios.

A visita técnica da equipe do TEC-ID começou pela comunidade de Limoeiro, onde consta o assentamento de 12 famílias de trabalhadores na agricultura. Nesta comunidade, os trabalhadores estão participando de uma oficina de segurança hídrica para a melhoria da qualidade de vida da população local. Trata-se da construção de uma cisterna com a tecnologia ferro cimento, com baixo custo e que vai armazenar água para consumo humano e irrigação de culturas de subsistência.

A mesma experiência está se repetindo na comunidade Primeiro de Junho, para beneficiar 30 famílias de trabalhadores rurais com água e produção de renda. Na comunidade Pereiros, a iniciativa principal é a implantação de um Biodigestor e uma cisterna.

A metodologia educacional aplicada nessas iniciativas é o aprender fazendo, que é multiplicada, sistematicamente, entre os jovens e adultos das referidas comunidades. A iniciativa também garante a permanência dos jovens nas suas comunidade de origem, junto aos seus familiares, trabalhando pelo desenvolvimento sustentável.

O grupo do TEC-ID também fez uma visita à Pastoral da Criança do assentamento Brinco de Ouro, no Distrito de Queimadas, em João Câmara-RN.

Na interação mantida com os trabalhadores rurais, os integrantes do TEC-ID ouviram depoimentos que ressaltaram a importância das tecnologias sociais. O professor Flávio Luna conceituou as tecnologias sociais como um método ou instrumento capaz de solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e geração de impacto social.

Educomunicação e Inclusão Social

Durante as visitas aos assentamentos, os integrantes do TEC-ID expuseram, aos trabalhadores rurais, as intenções de parceria com o projeto de Agricultura Familiar. A professora Nadja Rodrigues explicou a importância se de fazer o uso adequado da internet como apoio às iniciativas de cidadania, seja na famílias, na escola ou no trabalho. Segundo ela, é preciso aprender a utilizar as ferramentas online para melhorar a qualidade de vida, “e para isto não tem idade, sendo acessível aos jovens e adultos”.

Os agricultores dos assentamentos visitados pela equipe ficaram motivados para participar de uma ação na área de educomunicação e inclusão digital realizada pelo TEC-ID. Nos próximos dias, tanto os agricultores, como os servidores do IFPB, e o parceiro social, vão debater a melhor forma de realizar um projeto conjunto para atender possíveis demandas das referidas comunidades.

Crisvalter Medeiros – jornalista da Proexc