Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 04 > No Campus Sousa, Reitoria Itinerante dá prosseguimento a agenda de trabalhos

Noticia

No Campus Sousa, Reitoria Itinerante dá prosseguimento a agenda de trabalhos

Primeira rodada de diálogo aconteceu com os estudantes e em seguida com os servidores
por publicado: 19/04/2017 18h11 última modificação: 19/04/2017 18h14

A equipe da Reitoria Itinerante está hoje (19) no campus Sousa. No turno da manhã, foi realizada a reunião com os estudantes, na unidade de São Gonçalo, e no turno da tarde foi a vez dos servidores dialogarem com a gestão, no auditório da unidade sede.

“Sousa é um campus que tem suas particularidades. Nós temos estudantes que permanecem na instituição em regime de internato, o que os caracterizam de forma peculiar e merecem um olhar especial por parte da gestão”, afirmou o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo. Um dos assuntos abordados pelos alunos foi sobre infraestrutura e orçamento. “Foi uma oportunidade para discutirmos as grandes dificuldades que o país vem enfrentando e, enfatizar,  ao mesmo tempo, que não se pode abrir mão de fazer com que a instituição continue a sua caminhada”, explicou o pró-reitor, ao lembrar também que discutir o orçamento de forma transparente é uma maneira de empoderar os estudantes.

O pró-reitor Macedo destacou que vai ser constituído um grupo de trabalho com a participação de estudantes do Campus Sousa para construir um relatório das demandas existentes, especialmente no curso de Medicina Veterinária. "O relatório vai ser apresentado à Reitoria para buscar as soluções possíveis", frisou o professor Macedo. 

Para o Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Joserlan Nonato Moreira, o grande legado da Reitoria Itinerante aos campi é possibilitar a aproximação do reitor com a comunidade, fortalecendo os laços e mostrando para a sociedade a responsabilidade que a instituição tem na oferta de seus serviços.

O diretor geral do Campus Sousa, Eliezer Siqueira, reiterou o caráter democrático do projeto. "A cada Reitoria Itinerante, vemos como é fantástica a oportunidade de aproximar a comunidade com a instância superior da instituição. Aproximar a aluna, o servidor. Pra se construir o futuro, é dessa maneira, democracia exige exercício e co-responsabilidade. Temos aqui a oportunidade de reivindicar, de assumir o papel de protagonista, e também de co-responsável", frisou. 

Uma das pautas importantes que o gestor destacou na reunião com os servidores foi a do debate sobre a criação do IF Sertão. "A comunidade pôde ouvir da gestão da Reitoria qual a posição que ela tem sobre isso", pontuou o diretor geral. Na pauta da tarde, também foi debatido sobre possibilidades de crescimento na carreira com base nas oportunidades de formação. 

Foi criado também um Grupo de Trabalho com o objetivo de levantar detalhadamente todas as demandas estruturais e orçamentárias do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Sousa. O GT deve ter a presença do pró-reitor de Administração Marcos Vicente dos Santos. Segundo ele, estudantes e professores que fazem parte do CVT e um gestor do Campus Sousa vão compor o GT. A equipe vai elaborar um relatório detalhado para ser enviado ao reitor. De posse do relatório, o professor Nicácio Lopes pode deliberar acerca do melhor funcionamento do CVT. 

O reitor Nicácio Lopes expôs a sua satisfação com os auditórios lotados durante a reunião. “Nas temáticas que ensejavam problemáticas maiores, produzimos um Grupo de Trabalho com representação eclética, da Reitoria e do Campus, e de segmentos tanto servidor quanto estudantes. Traçamos um painel descritivo do quadro que permeia essa problemática e partir desse delineamento, a gente busca a resolutividade advinda de um processo participativo multifacetado". 

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB 

registrado em: