Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 04 > Estudantes se reúnem com Reitoria e Campus JP para debater Assistência

Estudantes se reúnem com Reitoria e Campus JP para debater Assistência

Um Grupo de Trabalho foi formado para acompanhamento dos programas de auxílios
por Ana Carolina publicado: 26/04/2017 11h24 última modificação: 26/04/2017 11h24

Uma reunião para discutir problemas, que passou por vários esclarecimentos e terminou com muitas proposições positivas. Esse foi o clima do encontro entre a Reitoria do IFPB, estudantes e direção do Campus João Pessoa. O encontro teve a presença do reitor Nicácio Lopes, do diretor geral do Campus da Capital Neilor César dos Santos e dos pró-reitores de Assistência Estudantil, Manoel Macedo; de Administração, Marcos Vicente dos Santos; de Ensino, Mary Roberta Marinho, além da equipe financeira do Campus JP. Lideranças do Diretório Central dos Estudantes e da Associação de Grêmios, bem como representantes do segmento discente no Conselho Superior participaram.

A motivação inicial do encontro foi a problemática do atraso no pagamento dos auxílios do programa de Assistência Estudantil. A questão tem preocupado todo o IFPB nesse ano de 2017. “Eu não fui selecionada para receber o auxílio porque meu pai é autônomo e, nos meses em que foi analisada, a renda ficou um pouco acima. Mas, me preocupo com meus colegas. Atrasar o auxílio de transporte é excluir o aluno de vir”, desabafou a estudante Elleusis Monteiro.

O pró-reitor de Administração explicou que o atraso vem do repasse do Ministério da Educação, que não vem sendo feito na integralidade do que a instituição necessita. “A cada mês, é para ser liberado 1/12 do orçamento, mas estava sendo liberado só 1/18. Então, a conta não fecha. No IFPB, a prioridade é o pagamento do aluno”, esclareceu Marcos Vicente.

No caso do Campus JP, o diretor Neilor exemplificou que o necessário, por mês, para a Assistência Estudantil, é cerca de R$ 470 mil e o valor repassado pelo MEC chegou a R$ 388 mil. A escolha do campus foi parcelar o recurso, enquanto aguardava o envio de nova remessa financeira.

O representante do DCE, Wellington Souza, sugeriu que sejam feitos esclarecimentos mais frequentes sobre esse trâmite para os estudantes do IFPB. “O estudante não entende que verba para custeio, manutenção da instituição, não pode ser aplicado para assistência estudantil, são fontes pagadoras diferentes, mas são poucos os que sabem disso”, frisou o aluno.

O coordenador de Contabilidade, Kléber Marques, e o chefe do Departamento de Orçamento e Finanças do Campus, Josué Santos, destacaram que está sendo organizado um curso de capacitação com a finalidade de democratizar o entendimento dos cidadãos sobre o orçamento público. O curso de extensão deve ser aberto aos estudantes do IFPB e seus familiares.

Como sugestão do reitor Nicácio, foi criado um Grupo de Trabalho com a missão de acompanhamento, fiscalização e divulgação dos fluxos de pagamento da assistência estudantil em todos os campi do IFPB. O GT será composto por estudantes, membros da PRAE, PRE e da gestão dos campi. “Não vamos ofuscar nada, queremos que os estudantes sejam protagonistas de seus destinos aqui no IFPB. O exercício de cidadania que vocês estão tendo nessa reunião é extraordinário, queremos esse GT permanente”, declarou o reitor no Auditório.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis também destacou que não deve haver antagonismos entre os segmentos e sim um diálogo permanente para amadurecer os processos em busca de soluções. "Nós também somos contra uma política econômica que coloca o mercado acima das pessoas", apontou Macedo.

A pró-reitora de Ensino destacou que a instituição vai aprimorar os canais de contato com os estudantes para divulgar e esclarecer trâmites como esses que envolvem a Assistência Estudantil. Segundo Mary Roberta, uma seção com perguntas e respostas sobre as dúvidas mais frequentes na comunidade estudantil está sendo elaborada e deve contar com a colaboração do próprio segmento.

DSC_0083 - Cópia.jpg

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB