Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 04 > Bloco Assert é inaugurado no Campus João Pessoa

Bloco Assert é inaugurado no Campus João Pessoa

O projeto é fruto da parceria entre o IFPB, a Funetec-PB e o Instituto Venturus
por publicado: 26/04/2017 16h11 última modificação: 26/04/2017 18h01

O Bloco Assert do Campus João Pessoa é um espaço para desenvolver pesquisas inovadoras e tecnologias que atendam as demandas da indústria, além de servir para capacitar servidores e estudantes de todo IFPB. A inauguração do prédio aconteceu na manhã desta quarta-feira (26) e contou com a presença de gestores, servidores e estudantes.

A iniciativa Assert de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação surgiu da parceria estabelecida entre o Instituto Federal da Paraíba, a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec-PB) e o Instituto Venturus. O objetivo da parceria é captar, gerir e executar projetos relacionados a leis de incentivo a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), como a Lei de Informática e Lei do Bem, que prevêem incentivos fiscais para quem investir em P&D.

foto 3.jpg

O próprio bloco foi construído com recursos provenientes do primeiro convênio que foi captado pela parceria entre as três instituições com as empresas Sony e Foxconn, que deu origem ao PEM - Projetos para Excelência em Microeletrônica. O prédio foi construído em três meses e possui 216 m², distribuídos em dois pavimentos que contêm: quatro salas de desenvolvimento; um estúdio para produção de material para EaD; uma sala para capacitação com capacidade para 32 alunos; datacenter; e uma sala para reuniões.

Para quem trabalhou diretamente para que essa parceria acontecesse e trouxesse resultados o momento foi de celebrar o esforço empreendido e agradecer os parceiros pelo empenho em realizar o empreendimento. "Nós já temos os primeiros resultados dessa parceria que foi a capacitação de cerca de 80 estudantes", observou o professor Michel Dias um dos envolvidos na criação do Assert.

"O Assert não é só um prédio, é um lugar que busca a excelência em Desenvolvimento e Pesquisa, além da Inovação. Por isso, está aberto a participação de todos que queiram colaborar para aproximação entre o IFPB e a indústria", frisou o professor Mateus de Lima, um dos idealizadores do projeto e coordenador do PEM. O docente também lembrou que o nome do bloco faz referência a qualidade de assertividade.

foto 2.jpgJá o superintendente da Funetec-PB Anselmo Castilho disse ser uma grande satisfação poder entregar uma estrutura totalmente equipada com materiais e aparelhos modernos e lembrou que outra unidade do Assert também será inaugurada no Campus Campina Grande. Ele destacou que o papel da parceria foi de estabelecer essa mediação entre a academia e o mercado de trabalho e que a Fundação se sente satisfeita em colaborar com o avanço do ensino de público de qualidade oferecido pelo IFPB.

O diretor geral do Campus João Pessoa Neilor César Santos ressaltou a importância da parceria que oportuniza o crescimento do saber e da ciência. "Esse espaço já é um fomentador de conhecimento, de pesquisa, desenvolvimento e inovação". Neilor acredita que o Assert também irá promover a criação de produtos e metodologias, que devem favorecer a mudança social. "Que este seja o início de uma caminhada exitosa ao transformar a sociedade por meio do saber". O diretor agradeceu todos os envolvidos na realização do empreendimento.

"É uma satisfação vivenciar esse momento bastante promissor", disse o reitor Nicácio Lopes. Para o reitor, a síntese do Assert é a busca pela Inovação, Pesquisa e Capacitação, elementos que são indutores da formação profissional oferecida pelos Institutos Federais. "Esse espaço é para potencializar o nível de engenhosidade, inventividade e criatividade dos nossos educadores, pesquisadores e estudantes", ressaltou, ao revelar que o espaço também servirá para estabelecer canais entre a academia, a indústria e o mercado.

foto 4.jpg

Ao final, foi realizada uma visita aos ambientes do novo bloco, que mesmo construído em um espaço reduzido, teve um aproveitamento de espaços de forma eficiente e pode ser ampliado verticalmente com a construção de mais pavimentos.

O centro de dados do Assert possui uma infraestrutura expansível, que atualmente é capaz de atender todos os projetos em desenvolvimento. A sala de produção de conteúdo para Ead está equipada, pronta para uso e possui isolamento acústico. Segundo os idealizadores, cada espaço foi projetado de forma a atender as necessidades acadêmicas e de negócios da instituição e de empresas parceiras.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa