Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Visita do reitor ao Campus Itabaiana revela 45% da obra concluída

Noticia

Visita do reitor ao Campus Itabaiana revela 45% da obra concluída

Populares, estudantes, vereadores, prefeito e até o poeta Jessier Quirino acompanharam Nicácio Lopes na inspeção das obras da futura sede daquela unidade de ensino do IFPB
por publicado: 07/03/2017 10h11 última modificação: 08/03/2017 07h58

A primeira parada do reitor Nicácio Lopes, em sua visita aos campi da expansão III, aconteceu, nessa segunda-feira, dia 06, na cidade de Itabaiana. O reitor e a equipe gestora do Campus mantiveram audiência com o novo prefeito da cidade, doutor Lúcio.

O chefe do executivo municipal classificou o IFPB como instituição redentora para milhares de jovens que sonham com uma formação profissional, agora podendo ser feita no local, sem que o interessado tenha que deslocar-se para João Pessoa, Campina Grande ou Recife. Ele prometeu empenho pessoal e institucional na ampliação de parcerias. 

“O reitor Nicácio é um gestor polivalente com uma visão extraordinária e isso nos motiva a abraçar esta tarefa sublime de consolidar o IFPB na região”, elogiou ao garantir que vai mobilizar outros prefeitos de municípios próximos no sentido de envolver essas lideranças políticas nesse pretenso protocolo de intenções.  

O encontro foi sucedido de uma visita às obras de construção do Campus que já totalizam quase 45% executadas, considerando os aspectos remanescentes da obra contratada e da totalidade do projeto arquitetônico previsto para o Campus Itabaiana.

A visita foi prestigiada por nove vereadores do município, pelo poeta Jessier Quirino, pelo vice-presidente da Fiep e conselheiro do Senai, empresário Fernando Araújo e um grupo de estudantes que esteve pela primeira vez na construção da sede definitiva do Campus, às margens da rodovia PB-054, principal via de acesso à cidade. 

Os visitantes percorreram os ambientes em construção, ouvindo explanação do professor Nícácio Lopes sobre as atividades do IFPB e as perspectivas de finalização das obras do Campus Itabaiana.

"Se os trabalhos neste canteiro de obras continuarem neste mesmo ritmo cremos que até meados de 2018 as novas instalações deste Campus serão inauguradas", prognosticou.  

De acordo com a Diretoria de Gerenciamento e Fiscalização de Obras de Engenharia já foram realizadas oito medições no canteiro. Nos dois blocos acadêmicos, bem como no administrativo já foram concluídas as fases de superestrutura, alvenaria e cobertura. Os trabalhos de engenharia são da empresa Construsel. 

Os próximos serviços a serem executados vão contemplar o revestimento cerâmico das salas e da fachada, além da fixação do piso em granilite, emassamento, construção das bancadas e dos serviços de instalações elétricas, hidráulicas, de lógica e de combate a incêndio. Acrescentam-se, ainda, aos relatórios do setor a conclusão do reservatório inferior e o início da estruturação do reservatório superior. 

O reitor do IFPB lembrou ainda que o Brasil vem atravessando uma conjuntura socioeconômica adversa e como consequência dessa crise, o Instituto Federal da Paraíba vem enfrentando limitações financeiras e orçamentárias impostas às instituições da Rede Federal. "Porém a nossa equipe gestora vem buscando alternativas para driblar esse momento restritivo e para manter as obras em funcionamento", frisou o gestor que, em tom de comemoração, afirmou que não há obra paralisada no Instituto Federal da Paraíba. 

Ele acrescentou que o projeto do IFPB para o Agreste paraibano está fluindo dentro das expectativas da Reitoria. O dinheiro para pagamento das obras nos próximos meses já está garantido, contudo é dever da atual gestão continuar articulando parcerias públicas e estimulando maior aproximação da comunidade acadêmica com os setores produtivos locais visando garantir a sustentabilidade do Campus. 

Os planos do IFPB para a região não se resumem a construção do espaço físico do Campus, mas, também, a criação de condições para a oferta de ensino, pesquisa e extensão que a sociedade necessita no Agreste paraibano.

"Por isso estamos aqui, visitando os nossos estudantes, professores e técnico-administrativos, dialogando com o novo prefeito de Itabaiana, doutor Lúcio (PSB), estreitando nossos laços em prol da construção do Campus do IFPB e da expansão de nossos serviços na região", enfatizou Nicácio durante entrevista na Rádio Correio FM (105,1). 

"É só a gente continuar fazendo as coisas certas que esta região dará um salto de qualidade com os nossos jovens sendo capacitados dignamente para ocupar espaço no mercado de trabalho, com abertura de novos empregos, com a melhoria dos serviços ofertados em âmbito local, dentre outros benefícios sociais", completou o reitor. 

Interagindo durante 30 minutos com o apresentador Marcos Adriano e os ouvintes do programa Jornal Correio da Manhã, o professor Nicácio dirimiu dúvidas e atualizou a audiência sobre os cursos oferecidos pelo Instituto Federal da Paraíba.  

Segundo o diretor-geral do Campus Itabaiana, professor Guilherme Régis, a unidade conta com 129 alunos oriundos dos municípios de Itabaiana, Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, Pilar, Juripiranga, Caldas Brandão e Ingá. O Campus oferta cursos técnicos presenciais em Automação Industrial e Eletromecânica, além dos cursos da Educação a Distância nas áreas de Secretaria Escolar e Segurança do Trabalho. 

Nesta terça-feira, dia 07, o reitor Nicácio segue para o Campus Esperança, dando sequência a maratona de visitas e contatos nos municípios contemplados pelo Plano de Expansão III.

Filipe Donner - Diretor de Comunicação e Marketing

registrado em: