Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Estudantes participam do Reitoria Itinerante no Campus João Pessoa

Noticia

Estudantes participam do Reitoria Itinerante no Campus João Pessoa

Primeira audiência foi realizada com os alunos
por publicado: 17/03/2017 10h35 última modificação: 23/03/2017 14h07

O Programa Reitoria Itinerante visitou durante toda a sexta-feira (17) o Campus João Pessoa. O primeiro momento foi marcado pela audiência com os estudantes. 

Na pauta foram discutidos temas como a implantação de ponto eletrônico para os docentes, possibilitando um maior controle da carga horária das disciplinas e melhor atendimento aos alunos; criar condições de acessibilidade e implantar cursos de pós-graduação na área de gestão de negócios.

DSC_1449.JPGNa oportunidade o Diretor-Geral do Campus João Pessoa, Neilor César, fez uma prestação de contas da primeira jornada. “Consideramos bastante proveitoso esse momento e cumprimos o que foi demandado pelos estudantes na primeira jornada”, disse Neilor. O diretor apresentou quatro demandas, dentre elas a criação de canais de divulgação de bolsas de pesquisa e de estágio, através do site, murais, quadros de aviso, q-acadêmico e jornal. Também foram atendidas as questões de ampliação do número de bolsas de pesquisa e o credenciamento de policlínicas para que os estudantes realizem os exames médicos de aptidão às aulas de educação física.

Com relação às novas demandas da pauta os estudantes dialogaram com a gestão e ficou estabelecido que a criação de uma ouvidoria estudantil irá facilitar o relacionamento entre os estudantes e docentes, melhorando a qualidade do ensino, e sendo até mais eficaz do que a implantação do ponto eletrônico. Foi dado destaque à regulamentação da carga horária e das atividades docentes, através de audiência pública a ser realizada dia 24. O Diretor de Gestão de Pessoas, Aguinaldo Tejo, destacou também que está sendo estudada a melhoria do sistema de mapa de atividades. 

A acessibilidade é uma das prioridades que será tratada e já apresentou alguns avanços como a contratação de intérpretes de libras, mesmo em tempos de crise. “Temos feito um grande esforço para melhorar as condições, que muitas vezes não depende da nossa vontade. Há desafios que podemos superar mas não devemos ofuscar o que tem ocorrido de bom”, destacou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo.

A pró-reitora de Ensino, Mary Roberta destacou que já foi implantado o piso tátil em alguns campi, e outro avanço foi a construção da resolução de acessibilidade aprovado pelo conselho superior e a publicação de uma cartilha aos docentes para orientar no tratamento dos alunos com síndrome do espectro autista. 

Na oportunidade, o diretor-geral Neilor César informou que já foi lançado um edital objetivando a implantação de um novo piso tátil que irá atender aos portadores de necessidades visuais, melhorando as condições de acessibilidade do campus e anunciou a contratação de um “Professor AEE” que visa o Atendimento Educacional Especializado. “Atualmente atendemos a 165 estudantes com necessidades educacionais especificas, um avanço importante e desafiador”, destacou o diretor-geral do campus João Pessoa.

O pró-reitor de administração e finanças, Marcos Vicente, destacou o trabalho que o campus JP vem desempenhando e mesmo com os recursos mais escassos, todas as obras do ano passado foram retomadas. “O edital para a instalação do piso tátil contempla tanto a aquisição de material como a instalação”, disse o pró-reitor. 

No tocante ao último ponto da pauta, sobre a criação de uma pós-graduação na área de gestão de negócios, a pró-reitora de ensino, Mary Roberta, destacou que existem cursos nessa área previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional e que é possível que seja feita uma análise de implementação dessa pós-graduação, devendo seguir os trâmites legais. 

DSC_1474.JPGO reitor Nicácio Lopes destacou a importância do diálogo permanente com os estudantes. “É uma alegria e satisfação dialogar com os estudantes, a Reitoria Itinerante foi concebida para permitir essa relação dialógica entre a gestão e a comunidade. Esperamos dos alunos dedicação aos estudos, responsabilidade comprometimento e foco. Observância às normas disciplinares da instituição e respeito aos educadores. Preservar o nosso patrimônio. Nosso compromisso é fazer de vocês cidadãos transformadores da nação em um espaço mais humano, justo e digno. Só a educação permite a materialidade desse propósito”, concluiu o reitor. 

Confira a galeria de fotos do evento em nossa página no facebook.

Confira vídeo da TV IFPB.


Texto: Patrícia Nogueira – jornalista do IFPB

Fotos: Gustavo Rodrigues - coordenador de Marketing 

registrado em: