Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Reitoria Itinerante em Guarabira

Reitoria Itinerante em Guarabira

Campus recebeu o reitor e equipe gestora nesta quinta-feira (30). Orçamento para 2017 foi um dos temas debatidos
por publicado: 30/03/2017 11h02 última modificação: 30/03/2017 11h02

A comunidade acadêmica do Campus Guarabira recebeu nesta quinta-feira (30), o reitor Nicácio Lopes e integrantes da equipe gestora da reitoria, durante a última edição do programa Reitoria Itinerante no mês de março.

A primeira atividade da comitiva foi um encontro com os alunos. Antes da abordagem das demandas elencadas pelos discentes, o diretor-geral do campus, Cristiano Elias, realizou uma explanação sobre as ações que foram desenvolvidas após a última passagem da Reitoria Itinerante pela cidade, em 2015.

"Uma das demandas elencadas foi a aquisição do transporte para fazer o percurso centro-instituto. Nós já conversamos com a prefeitura e o prefeito Zenóbio garantiu que essa demanda será realizada", destacou o gestor.

Em seguida, os alunos apresentaram novas demandas como a situação orçamentária do campus, construção de restaurante e contratação de professores.

"Eu espero resultados bastante positivos. Nós somos um campus que passou recentemente por uma mudança de sede e muitas coisas precisam ainda serem estruturadas. A presença do reitor, neste momento, é essencial para apresentarmos nossos anseios", ponderou Thais Cavalcante, presidente do Grêmio Estudantil e aluna de Edificações.

Ravel Ribeiro é estudante do primeiro ano do Curso Técnico de Contabilidade e participa pela primeira vez do programa Reitoria Itinerante. Segundo ele, a iniciativa da reitoria é inédita e bastante positiva. "Nunca presenciei um diálogo direto com algum administrador ou gestor maior de uma instituição. Aqui, o professor Nicácio pode sentir diretamente um pouco da nossa situação e, a partir desse contato, pensar, junto aos gestores locais, possíveis soluções para nossas demandas", concluiu o estudante.

No segundo momento, dessa vez com os técnico-administrativos e professores, foram abordados assuntos referentes à remoção interna, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para técnicos e parcerias para capacitação de servidores.

"Essa proximidade é fundamental que gera um impacto positivo muito grande, que extrapola os limites de qualquer canal de comunicação. Foi um encontro essencial para nós, um campus novo, que precisa de uma atenção especial por parte da reitoria", explicou o professor Cícero Demétrio.

Na avaliação do reitor Nicácio Lopes, a visita ao campus foi bastante produtiva.

"Guarabira possui uma comunidade bastante entusiasmada e envolvida com o campus. Tivemos debates que abordaram temáticas tanto abrangentes quanto específicas, nesta visita. Foi um encontro bastante proveitoso na busca por melhorias para nossa instituição", frisou o reitor.

Além de Guarabira, no mês de março, o programa Reitoria Itinerante percorreu os campi Cabedelo Centro, Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita, Itabaiana e Mangabeira. Segundo Nicácio Lopes, a comunidade do IFPB já assimilou o programa e os debates estão cada vez mais participativos e com grande nível de qualidade.

"Foi um mês de efetivo trabalho para todos. Percebemos uma participação maior dos segmentos discente, docente e também dos técnico-administrativos, o que demonstra que o IFPB já assimilou a importância do programa e vem colaborando, lotando as audiências e promovendo um debate de qualidade e saudável, visando uma maior participação nos processos decisórios", afirmou Nicácio.

A próxima etapa do programa acontece no Sertão do Estado, em abril, nos campi Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha.

Confira fotos da Reitoria Itinerante na página oficial do IFPB no Facebook.

DGCom