Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Reitoria Itinerante debate inclusão social em Itabaiana

Reitoria Itinerante debate inclusão social em Itabaiana

Tema foi abordado pelos alunos do Campus, durante a realização do programa nesta quarta-feira (22)
por publicado: 22/03/2017 15h50 última modificação: 27/03/2017 15h10

O Campus Itabaiana recebeu nesta quarta-feira (22), o programa Reitoria Itinerante. O reitor Nicácio Lopes e a equipe gestora do IFPB se reuniram, inicialmente, com os discentes do campus, os quais demonstraram grande satisfação em receber o programa.

“Um diálogo muito importante é estabelecido durante a Reitoria Itinerante, já que nós temos a oportunidade de expor nossos problemas e também saber o que a reitoria pode realizar para atendê-los”, ressaltou Thaynara Mota, estudante do curso técnico de Automação Industrial.

Esta é a segunda participação do campus no programa. “Esta é uma oportunidade única de realização de uma conversa olho no olho com o reitor. Muitas das demandas elencadas na primeira reunião, em 2016, já foram atendidas”, ressaltou o diretor-geral do campus Itabaiana, Guilherme Avelar.

Dentre os temas abordados durante o encontro, destaque para os debates relacionados à inclusão social. “Eu acredito que quando a população da região souber que o IFPB acolhe muito bem os surdos, outros alunos também vão querer vir para cá. Então acredito que toda a infraestrutura para recebê-los deve estar pronta”, ressaltou Manuel, aluno do curso de Eletromecânica, que possui deficiência auditiva.

Segundo o professor Manuel Macedo, pró-reitor de Assuntos Estudantis, a inclusão vem sendo prioridade na instituição. “Somos referência no país. No nosso Instituto não há nenhum estudante com deficiência desassistido. Todos os campi com alunos surdos possuem, no mínimo, um intérprete. Esta não é a situação ideal, mas diante de todas as dificuldades, temos trabalhado para a melhoria da assistência a esses alunos”, enfatizou Macedo.

De acordo com o reitor Nicácio Lopes, uma nova licitação deve ser realizada para contratação de intérpretes. “Antes de o primeiro surdo inscrito iniciar suas atividades no campus, Itabaiana já contava com um profissional para recebê-lo. Com o passar do tempo, as demandas aumentaram e houve uma cessão de outro profissional para atuar no campus. A intenção é realizar, em breve, uma nova licitação para contratação de outro intérprete”, finalizou.

Confira fotos da reunião na nossa página oficial do facebook.

Confira vídeo da TV IFPB sobre o encontro em Itabaiana.

Verônica Rufino – da DGCOM do IFPB