Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Planede repercute de forma positiva na comunidade acadêmica

Noticia

Planede repercute de forma positiva na comunidade acadêmica

Ferramenta permite que gestores acompanhem as fragilidades e potencialidades de cada área
por publicado: 14/03/2017 15h38 última modificação: 27/03/2017 08h47

A comunidade recebeu de forma satisfatória o projeto do planejamento estratégico decenal do IFPB. Quase 200 gestores estiveram presentes na apresentação. O plano foi fruto de uma construção conjunta da comunidade acadêmica. Foram realizadas mais de 108 audiências públicas, envolvendo 1.700 servidores partícipes do processo.

Na oportunidade de lançamento do Planede, alguns gestores experimentaram a ferramenta. A expectativa é de que ao longo dos próximos meses, após capacitação, os sistemas sejam apropriados de forma plena dentro das rotinas administrativas.

Para o Pró-reitor de Administração e Finanças, Marcos Vicente dos Santos, com o Planede posto em prática será possível superar problemas históricos que persistem no cotidiano institucional. “A todos os públicos deve possibilitar o crescimento institucional. Com esse sistema, o IFPB está pleno para cumprir sua função de proporcionar o conhecimento e a reflexão. O Planede atua em várias perspectivas: financeira, de liderança, processos internos, inovação, sociedade, ele responde perguntas contundentes de nossa instituição”, destacou.

Planede_Mary.jpgJá a Pró-reitora de Ensino Mary Roberta Marinho lembrou que todo o processo aconteceu com baixo custo, produzido a partir dos próprios profissionais do IFPB. “Nós apostamos que poderíamos fazer aqui no IFPB um trabalho que muitos aí fora cobram milhões para realizar. Fiquei maravilhada com o trabalho. Fizemos contato com lideranças estudantis, egressos, pais de alunos, com empresas, com o poder público, um trabalho muito amplo. Vamos utilizar o Planede como nosso norte até 2025”, afirmou.

 

Planede_Francilda.jpgA Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Francilda Araújo Inácio, declarou em seu discurso que sua equipe está muito satisfeita de fazer uso de um sistema tão completo e robusto que irá implicar na melhoria dos serviços ofertados. “Todos os diretores da PRPIPG estão aqui e já estamos empenhados em aprender a lidar com as ferramentas entregues pelo Planede. E quero destacar que tudo isso é para trazer para a comunidade o que a gente mais quer como instituição, que é melhorar as condições de vida do povo paraibano”.

Planede_Vania.jpg“Com o Planede, temos de entender o nosso projeto de futuro e qual a nossa posição como educadores diante das mudanças que foram apontadas pela comunidade. Entender que temos o compromisso para mudar as práticas que forem necessárias serem mudadas”, afirmou a Pró-reitora de Extensão Vânia Medeiros, durante a solenidade de abertura.

Planede_Macedo.jpgO Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, elogiou a incorporação da experiência do alunado durante a construção do Planede. “É um processo endógeno construído por servidores da nossa instituição. Isso é muito expressivo, não fomos buscar fora. Parabenizo a maneira como está sendo feita com a qualificação das políticas educacionais, o combate ao desperdício de recursos materiais e humanos”, ressaltou o docente.

Para colocar em prática o planejamento estratégico, serão realizados treinamentos até o mês de dezembro. Alguns setores da reitoria já conheceram a ferramenta. “Estamos atuando no treinamento das equipes desde janeiro. Em seguida, iremos aos campi, através de quatro ciclos de treinamento que começa agora em março e termina em dezembro”, destacou a Diretora de Planejamento, Elaine Brito.  “O Planede proporciona uma mensuração de diversos indicadores na área de ensino, pesquisa e extensão e administração em tempo real e nas diversas áreas, de nível macro, a meso, a nano organizacional’, concluiu.

Confira vídeo da TV IFPB sobre o evento. 

Texto: Patrícia Nogueira e Ana Carolina Abiahy – jornalistas do IFPB

Fotos: Gustavo Rodrigues - coordenador de marketing do IFPB