Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > IFPB terá diretrizes para Extensão no semiárido

IFPB terá diretrizes para Extensão no semiárido

Foi formado um grupo de estudos com esse objetivo na primeira Câmara de Extensão do Campus Sousa.
por publicado: 17/03/2017 08h30 última modificação: 17/03/2017 08h30

A primeira Câmara de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), realizada na última quarta-feira (15), no Campus Sousa, confirmou o que a equipe gestora da Proexc já esperava: os extensionistas de Sousa representam excelência na área da extensão rural na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O campus tem avançado na consolidação dos projetos de Extensão em decorrência de já ter uma tradição nessa área acadêmica, herdada das práticas curriculares da extensão agrícola da antiga Escola Agrotécnica de Sousa, informou a pró-reitora Vania Medeiros, que coordenou a Câmara de Extensão.

Essa trajetória no campo da extensão agrícola possibilita que os integrantes de comunidades de agricultores assentados da região já tenham um relacionamento de parcerias técnicas e culturais com os extensionistas do referido campus.

Durante a reunião da Câmara de Extensão, que reuniu uma quantidade considerável de lideranças dos trabalhadores rurais, foi reivindicado, da gestão atual do Campus Sousa, a intensificação dos métodos extensionistas com a garantia do protagonismo dos agricultores da região.

A agricultora Socorro Ferreira, integrante dos movimentos sociais dos trabalhadores na agricultura do município, afirmou, na reunião, que as comunidades reconhecem a importância dos projetos de Extensão desenvolvidos pela instituição, “mas não queremos ser excluídos dos processos de decisão para o desenvolvimento tecnológico da região”, assinalou ela.

Outra questão ressaltada no evento referiu-se à importância do trabalho de intercâmbio técnico, científico e cultural do Instituto com os movimentos dos trabalhadores na agricultura de Sousa. A líder comunitária Lúcia Cartaxo, enfatizou que é preciso manter intercâmbio entre as escolas e os agricultores, o que possibilita o aprendizado mútuo. Ela apresentou uma experiência extensionista envolvendo os campi Cajazeiras e Sousa e os assentados da região, que comprova a importância do intercâmbio como ação formativa de novas lideranças para os movimentos sociais.

Cézar Nóbrega, integrante do Movimento da Auditoria Cidadã da Dívida Pública e do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido, disse que é preciso fortalecer o princípio da identidade dos campi  do IFPB no semiárido paraibano. Ele também sugeriu que a gestão do Instituto pense em uma política de fixação dos docentes nos referidos campi, o que contribuirá para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica na Região.

A Câmara de Extensão também foi uma excelente oportunidade para avaliação das relações acadêmicas e administrativas no Campus Sousa, chegando-se ao consenso da necessidade da regulamentação das relações da extensão através de propostas de políticas institucionais.

Nesse sentido, foi formado um grupo de trabalho que construirá uma proposta de política para a Extensão dos campi do IFPB presentes no semiárido paraibano. O grupo será articulado pelos professores Eliezer da Cunha Siqueira, Diretor-geral do Campus Sousa, e pelo professor Chico Nogueira, que é uma das lideranças da extensão na região.

Fazendo uma avaliação dos resultados da realização da primeira Câmara de Extensão no Campus de Sousa, a professora Vania Medeiros afirmou que “a câmara consolida as ações da coordenação de Extensão e Cultura do campus, sob a orientação do professor Pedro Santiago Couto, visando a institucionalização e integração das diversas iniciativas individuais do corpo de extensionistas do referido campus".

SINTEF – PB - Coordenação de Sousa

O evento da primeira Câmara de Extensão no Campus de Sousa, do IFPB, integrou o Dia Nacional de Paralisação dos trabalhadores da educação profissional e tecnológica contra a Reforma da Previdência (PEC/287). Os representantes da Coordenação Municipal do SINTEF-PB, Manole Alves de Freitas e Diego de Leon, participaram do referido evento, que contou com uma palestra sobre os efeitos da referida PEC, na vida dos trabalhares, realizada pelos servidores Frank Wagner e Josemar Alves.

Os representantes de associações de trabalhadores rurais e movimentos sociais do campo, presentes no evento, defenderam a necessidade de ações mais efetivas na integração da luta dos trabalhos contra a referida reforma da previdência.

Crisvalter Medeiros, jornalista