Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > EAD do IFPB recebe reforço da Extensão e Cultura

EAD do IFPB recebe reforço da Extensão e Cultura

A inciativa busca elevar o status da EAD à mesma condição da educação presencial no IFPB
por publicado: 13/03/2017 16h55 última modificação: 13/03/2017 16h55

Integrantes das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proex), do IFPB e da Diretoria de Educação a Distância e Programas Especiais, da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), estão planejando uma estratégia de acesso dos discentes da EAD  às políticas extensionistas da Instituição.

O primeiro passo, nesse sentido, aconteceu nesta segunda-feira (13), em uma reunião no Prédio da Reitoria do IFPB, que contou com a participação do Diretor de Educação a Distância, professor Anderson Bráulio; a Pró-Reitora Vania Medeiros, e a Diretora de Extensão Tecnológica, professora Maiara Melo.

Para a professora Vania Medeiros, essa iniciativa será mais um passo na consolidação da educação profissional na modalidade a distância. “A referida reunião foi uma oportunidade de se discutir academicamente as estratégias utilizadas pelos órgãos gestores do IFPB para a superação de obstáculos no sentido de dar mais visibilidade aos discentes da EAD/IFPB”, assinalou a professora.

O que se espera desta iniciativa é que ela resulte em apoio ao protagonismo dos estudantes da EAD na construção do exercício pleno às políticas institucionais na mesma proporção da educação presencial. Segundo a Pró-Reitora Vania Medeiros, um resultado concreto dessa iniciativa é a realização de uma chamada pública para implantação do PIEC/EAD – Programa Integrador Escola Comunidade, a ser lançado ainda neste mês de março pela Proexc.

A parceria entre esses organismos institucionais também resultará na garantia de participação dos discentes da EAD no programa Pró-Rizoma, que consiste em edital que em 2017 contempla ações direcionadas ao IV Encontro de Extensão (ENEX).

Segundo Anderson, essa experiência, que ele considera inovadora, deverá se transformar em objeto de estudos científicos que resultem em melhorias na área da educação à distância para o IFPB. “A iniciativa também traz o desafio de se implementar os processos administrativos na política de extensão e cultura”, assinalou Maiara Melo. Para Vania Medeiros, a iniciativa avança nos processos institucionais de curricularização da extensão nessa modalidade educacional.

* Crisvalter Medeiros, jornalista