Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > Debate sobre ciência, inovação, extensão e cultura mobiliza comunidade do Campus Patos

A conferência de abertura da I Semana de Extensão, Pesquisa e Cultura atualizou os conhecimentos de discentes e servidores sobre os processos da produção acadêmica na Instituição
por publicado: 15/03/2017 11h45 última modificação: 15/03/2017 11h45

Os estudantes e servidores do Campus Patos, do IFPB, localizado no Sertão da Paraíba, tiveram a oportunidade de debater a conjuntura atual da produção acadêmica da instituição, no que se refere à Pesquisa, Inovação, Extensão e Cultura, durante a conferência de abertura da Iª Semana de Extensão, Pesquisa e Cultura da Instituição. O evento aconteceu nesta terça-feira (13), no pátio interno do referido Campus.

A conferência intitulada “Extensão e Pesquisa: possibilidades e desafios” foi proferida pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proexc), professora Vania Medeiros, e o Diretor de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), professor Maxwell Anderson do Amaral, sob a mediação da Coordenadora de Extensão e Cultura, do referido Campus, professora Ana Zulema.

Segundo o diretor da PRPIPG, Maxwell Anderson, os principais desafios do órgão na gestão atual do IFPB é com o fortalecimento dos grupos de pesquisa que, segundo ele, já são mais de 100 implantados na instituição.

Outro ponto importante da política do órgão é o aprimoramento do edital de Inovação. Também estão sendo implementadas ações na área do desenvolvimento local e sustentável, implantação de um mestrado profissional, bem como a interiorização da pós-graduação. O professor destacou a implantação de um Polo de Tecnologia da Embrapii – Empresa brasileira de pesquisa e inovação industrial, em andamento no IFPB.

Extensão

A professora Vania Medeiros, complementou o debate com informações históricas sobre o ensino, a pesquisa e a extensão no Brasil. Segundo ela, a pesquisa e a extensão universitárias na América Latina começaram tardiamente por falta de interesse dos colonizadores com o desenvolvimento dos países da região.

A professora Vania Medeiros enfatizou a importância dos investimentos públicos na educação superior serem direcionados para os processos de inovação voltados ao desenvolvimento de empresas e arranjos produtivos locais, garantindo a geração de emprego e renda para as comunidades excluídas do processos econômico e social.

- No caso específico do IFPB, precisamos encontrar uma identidade que oriente as pesquisas, a inovação e as ações de extensão, garantindo a qualidade da educação e o processo de cidadania plena, destacou a professora.

Os discentes e servidores presentes ao evento expressaram preocupação com os processos de produção de ciência e tecnologia de forma dissociada das políticas de inclusão social e geração de emprego. Também ficou demonstrado, através das perguntas encaminhadas aos debatedores, o interesse com a produção de ciência e tecnologia que possam atender demandas do mercado local e das políticas públicas de desenvolvimento no território.

A mediadora do debate, professora Ana Zulema, encerrou o evento afirmando que o debate deixava muitas contribuições às possibilidades de pesquisa e extensão para o Campus, a exemplo da construção de uma identidade nessa área que se adeque às demandas das comunidades locais, a realização de projetos que tenham capacidade de intervenção social, além de aprofundar a reflexão sobre o papel social dos discentes e servidores da Instituição.

A 1ª Semana de Extensão, Pesquisa e Cultura do Campus Patos, do IFPB, que foi considerada de grande valor para o aprimoramento da educação no referido Campus, pelo diretor geral, professor Hélio Brito, que recepcionou os participantes, continua hoje (15/03), com uma intensa programação técnica, cientifica e cultural, envolvendo a apresentação de 26 projetos inscritos.

Crisvalter Medeiros, jornalista