Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 03 > “Planede é a profissionalização da gestão institucional”

“Planede é a profissionalização da gestão institucional”

Reitor Nicácio Lopes enumera os benefícios do Planejamento Estratégico Decenal, lançado nesse dia 13
publicado: 14/03/2017 12h39 última modificação: 27/03/2017 08h45

O Planejamento Estratégico Decenal (Planede) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) foi lançado oficialmente nessa segunda-feira, 13 de março, no Hotel Manaíra, na Capital paraibana. Na plateia, cerca de 120 gestores da Reitoria e das 21 unidades da instituição foram apresentados ao sistema online que radiografa e monitora índices de desempenho para orientar o desenvolvimento do IFPB até 2025.

Após o depoimento dos pró-reitores, o reitor Nicácio Lopes abordou em seu discurso os benefícios que o Planede vai trazer para a instituição. Ele fez questão de nomear todos os diretores-gerais, informando inclusive as mais recentes nomeações do professor Abrãao Romão Batista, como novo diretor de Monteiro, e do psicólogo Cassio Clayton Martins Andrade, que assume em Princesa Isabel.

Nicácio ressaltou a robustez do processo que envolveu a escuta de 1700 pessoas de todos os segmentos relacionados à instituição. “Quero parabenizar esse trio que fez um trabalho revolucionário, que nos envaidece enquanto representantes do instituto: a advogada Elaine Brito, o professor Álvaro Cavalcanti Filho e o administrador Victor Hugo, conduzidos pelo dinâmico pró-reitor de Administração, Marcos Vicente. Que se realce esse homem público operoso que comandou esse processo, um trabalho arrojado e ousado”.

O reitor frisou que foram percorridas todas as unidades do IFPB em 108 audiências. “Estamos entregando sistemas que foram aprimorados com a análise do prisma de todos os segmentos acadêmicos, dando materialidade a uma educação emancipadora, cidadã e libertadora. Aqui começa, simbolicamente, a construção de um Instituto Federal que queira se desenvolver segundo um pensamento organizado. Temos uma grande responsabilidade com o país de administrar uma instituição multifacetada e complexa como essa. Através da diagnose verossímil de todas as nossas potencialidades, queremos começar uma nova etapa no Instituto. Não queremos inventar a roda, ser presunçosos, queremos que o Instituto se reinvente, para transmitir a nossa instituição todo o vigor e efervescência de quem constrói o futuro. Essa instituição não merece improvisos, merece ter a condução de quem sabe onde chegar. O Planede é essencial pra toda instituição que vive em um mundo mutante, camaleônico. Precisamos construir as ferramentas de enfrentamento desse mundo. Todo esse corpo gestor tem a ânsia de ver esse Instituto ser um patrimônio do povo brasileiro. É preciso não se curvar diante das conjunturas adversas. O Instituto, com essa ação, proclama o seu destemor para enfrentar essa conjuntura”, professou.

O reitor enumerou as metas audaciosas do IFPB até 2025, destacando inclusive passos que devem ser galgados até 2020. As metas resumem a intenção do IFPB em ser referência na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, na região Nordeste. Para isso, as ferramentas online do Planede se utilizam de métodos comparativos com as coirmãs e com instituições do estado.

O professor Nicácio solicitou o empenho dos 3000 servidores e terceirizados e dos 28 mil estudantes para o cumprimento das metas. “Nossos estudantes têm histórias de superação e estão convictos de seu papel. Além de todo corpo de servidores, esperamos contar também com pensionistas, aposentados, egressos. Não queremos ser utópicos, idealistas, românticos, temos noção que os desafios são enormes. Mas, temos o principal capital: humano”, declarou.

Segundo Nicácio, o Planede é uma ferramenta focada na internalização da gestão. “A fim de que os frutos da inovação continuem a ser gerados. É um novo ambiente para desafiar o nosso pensamento. Cumprir a nossa missão só é possível com profissionalismo. O Planede enseja a condução do profissionalismo na gestão pública”, afirmou.

O gestor seguiu fazendo uma prestação de contas de sua gestão, destacando as principais conquistas, antes de ativar o sistema online do Planede. Ele mostrou a interface do programa, antes de entregar a palavra para o professor Álvaro que apresentou as principais ferramentas.

Veja a galeria de fotos do evento em nossa página no facebook.

Confira vídeo da TV IFPB sobre o lançamento do Planede.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Fotos: Gustavo Rodrigues - coordenador de Planejamento e Marketing