Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 01 > Reitor Nicácio Lopes participa da visita do Ministro de Ciência e Tecnologia

Reitor Nicácio Lopes participa da visita do Ministro de Ciência e Tecnologia

Gilberto Kassab foi recebido por gestores e políticos
por publicado: 12/01/2017 18h37 última modificação: 12/01/2017 18h37

O Instituto Federal da Paraíba, sempre atento às discussões em relação à ciência, tecnologia e inovação, esteve participando, nessa quinta, da reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. A reunião, que ocorreu no anexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, contou com a presença de representantes dos setores da ciência, tecnologia e comunicações do estado da Paraíba.

A mesa de autoridades teve a presença do reitor do IFPB, Nicácio Lopes, que fez uso da palavra fazendo um panorama do Instituto e de seus anseios em relação à área de ciência e tecnologia. “Vislumbramos nesse Ministério uma possibilidade de fomento para desenvolver políticas tecnológicas que promovam as vocações dos nossos estudantes. Podemos ser pequenos do ponto de vista territorial, mas temos muitos talentos em inovação”, declarou o professor Nicácio.

Ele fez questão de ressaltar o compromisso social dos Institutos Federais em todas as regiões do país, já que a grande maioria dos estudantes da rede vem de camadas mais pobres da população. Para Nicácio, o investimento em ciência, tecnologia e inovação é uma saída para o desenvolvimento econômico e principalmente humano.

Estiveram presentes ainda no encontro, Girlene Marques Formiga, representando a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), Francilda Araujo Inácio; Mary Roberta Meira Marinho, Pró-Reitora de Ensino, e Ramiro Pinto, Assessor especial da reitoria.

Questionado sobre a modificação no orçamento do ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que transfere parte dos recursos de CT&I, cerca de R$ 1,7 bilhão, originalmente alocados na Fonte 100 (recursos cobertos pelo Tesouro Nacional), para a Fonte 900 (Recursos Condicionados), Kassab respondeu que o assunto já está superado: “Tivemos uma reunião com a equipe econômica e iremos remanejar da fonte 900 para a fonte 100, portanto é uma questão encerrada e superada”.

Como resultado da reunião, Kassab comenta que foi extraordinária e muito representativa: “Tivemos a oportunidade de ouvir as principais demandas dos expoentes da comunidade paraibana. Tivemos ainda, antes de iniciar esta reunião, algumas reuniões paralelas que nos dão a noção exata das prioridades da Paraíba no campo da ciência, pesquisa, inovação e das comunicações”.

Ao fim da entrevista, Gilberto Kassab deixou uma mensagem de reconhecimento pelo extraordinário trabalho realizado pela equipe do Instituto Federal da Paraíba e sua convicção e certeza de uma parceria cada vez maior.

Em entrevista com a secretária executiva da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Francilene Procópio Garcia, ela comenta que o encontro com o Ministro Kassab é importante, pois mostra que estamos no radar das ações do ministério. Para Francilene, esta visita serve para colocar em andamento alguns projetos estruturantes que a Paraíba tem e serve também para o fortalecimento de parcerias para o financiamento e continuidade de pesquisas que as Universidades Paraibanas desenvolvem no momento.

No encontro, foram debatidas questões relativas a projetos na área de ciência e tecnologia e o fortalecimento das parcerias para o financiamento de pesquisas feitas pelas universidades paraibanas.

Jéssica Soares – estagiária da DGCOM