Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > PRPIPG prepara sistema online de gestão de competências

Noticia

PRPIPG prepara sistema online de gestão de competências

Ferramenta terá um cadastro de pesquisadores e especialistas por temas
por publicado: 15/12/2016 15h59 última modificação: 16/12/2016 14h37

A equipe gestora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) debateu sobre o novo sistema de gestão de competências, que está em fase de aperfeiçoamento e implantação no IFPB. Além deste novo sistema, a reunião, realizada nesta terça-feira (13), também teve como pauta a retrospectiva das ações realizadas no ano de 2016 pela PRPIPG.

Em entrevista com Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, professor do Instituto e Coordenador em Exercício de Propriedade Intelectual da PRPIPG, ele explicou sobre o funcionamento deste novo sistema, que surgiu a partir da necessidade de se saber das competências do corpo de servidores do IFPB. “O sistema foi criado a fim de se saber quais as áreas de pesquisa, afinidades, experiências e produções acadêmicas dos professores e técnicos administrativos do Instituto”, afirma Maxwell Anderson. “Através de uma simples pesquisa o sistema traz como resultado todas as pessoas, técnicos administrativos e professores do IFPB, que tenham conhecimento na área pesquisada, informações sobre eventos que participaram, produção bibliográfica criada etc”, completou.

Maxwell comentou que dentro do IFPB há uma riqueza intelectual muito grande e profunda que não é divulgada. Pessoas com as mais diversas especialidades e conhecimentos que podem ser aproveitados de inúmeras formas. O sistema funcionará como forma de divulgação deste pessoal e de seus conhecimentos, onde todos da comunidade do IFPB e fora dela poderão ter acesso ao conteúdo cadastrado no sistema.

O sistema funcionará em todos os Campi do IFPB e será aberto para a comunidade interna e externa do Instituto. A ideia inicial foi do Diretor de Inovação da PRPIPG, Fausto Veras Maranhão Ayres, contou com Maxwell Anderson na coordenação da parte técnica de desenvolvimento e foi desenvolvido por dois alunos do Campus João Pessoa, Kelvin Romero Meira de Oliveira Cordeiro e Pedro Vinicius Silva de Paiva, um do curso de Tecnologia em Redes de Computadores e o outro do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.

Na reunião, foi feita a apresentação do sistema para definir se o projeto estava de acordo com as necessidades do Instituto. A próxima fase do sistema será a implantação para que então seja feita a divulgação para todos e posteriormente se tenha então a utilização do sistema. Antes, será feito um cadastro de todos os pesquisadores do IFPB no sistema, colocando suas áreas de pesquisa e interesse. Mais informações serão divulgadas posteriormente no portal do IFPB e uma comunicação será enviada para os servidores do Instituto.

Jéssica Soares - estagiária da DGCOM

registrado em: