Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Ministro da Educação deve vir à Santa Luzia anunciar verbas para unidade do IFPB

Anúncio foi do deputado Efraim Filho em reunião com o reitor Nicácio Lopes e o diretor Jerônimo Andrade
por publicado: 22/12/2016 16h20 última modificação: 22/12/2016 16h21

O Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica que o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) mantém na cidade de Santa Luzia deve ser transformado em Campus. O anúncio foi feito pelo deputado federal Efraim Filho em reunião com o reitor Nicácio Lopes na Reitoria do IFPB, na presença do diretor do Centro de Santa Luzia, Jerônimo Andrade da Nóbrega.

Segundo o parlamentar, o ministro da Educação, Mendonça Filho, deve vir ao município de Santa Luzia na quarta-feira, 28 de dezembro, para anunciar oficialmente recursos para viabilizar a transformação do Campus. O IFPB já vem se preparando para essa nova etapa da unidade que fica no Vale do Sabugi. A reunião dessa quinta-feira foi acompanhada pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, e pelo diretor de Obras, Vinícius Cabral.

“Vejo como muito produtiva a implantação de um novo campus na área que hoje é carente desse tipo de investimento. Lá não tem campus universitário, não tem campus de escola técnica estadual, o IFPB vem suprindo essa lacuna onde já tem um centro de referência”, destacou o deputado.

Ele ressaltou que o investimento para viabilizar a construção do Campus Santa Luzia do IFPB deve ser da ordem de R$ 14 milhões. “A expectativa de investimento total a ser conseguido chega perto da casa de R$ 14 milhões, um valor considerado para o nosso estado. Deve gerar novos empregos, 100 apenas com a construção da obra. Mas, tem a repercussão indireta que vem com isso, que vai além do âmbito educacional e vai para o estruturante. É algo capaz de mudar a cara da cidade, como o IFPB já vem fazendo aonde chega”.

DSC_0799 - Cópia.jpgO reitor Nicácio informou que o Instituto Federal de Educação da Paraíba já vem se preparando para essa mudança em Santa Luzia. “Nós estamos mantendo uma relação dialógica permanente com o Ministério da Educação, através da Setec. Santa Luzia polariza uma região muito importante para nosso estado. A Diretoria de Obras do IFPB está finalizando os procedimentos de concepção do projeto arquitetônico e do levantamento topográfico do terreno. Já encaminhamos relatório para a Setec historicizando todas essas etapas”.

Para o diretor do IFPB em Santa Luzia, o anúncio oficial do futuro canteiro de obras deve coroar uma história bem-sucedida. “É um momento de alegria com essa concretização, saindo do patamar de centro para campus. É para comemorar e fazer reflexão do nosso papel com um desempenho singular, ganhando credenciais junto à população em todo o Vale do Sabugi”.

O diretor Jerônimo Andrade informa que a equipe está concluindo o Plano de Desenvolvimento Institucional do futuro campus e lembra que a atuação do IFPB na região de Santa Luzia sempre foi voltada para as classes menos favorecidas. O Centro desenvolveu cursos de capacitação com os programas Pronatec e Mulheres Mil e turmas de Formação Inicial e Continuada sempre em articulação com prefeituras, também em projetos de extensão.

Na entrevista ao jornalista Filipe Donner, o professor Jerônimo conta que já foram cogitados cursos na área de Computação, Mineração e Edificações para o campus de Santa Luzia. Mas, Jerônimo frisou que deve ser feito um novo levantamento até para evitar a coincidência com cursos já existentes em municípios próximos. Cursos na área de energia renovável estão sendo uma grande aposta, conforme o diretor, “já que está sendo montado um parque eólico em Santa Luzia e nas cidades circunvizinhas, que deve investir, até 2019, R$ 200 milhões”.

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB