Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 12 > Mensagens fortes e apelos culturais marcam abertura do Connepi

Mensagens fortes e apelos culturais marcam abertura do Connepi

O IFAL mesclou na noite de abertura do XI Connepi uma representação fiel da cultura alagoana, além de uma mesa com autoridades da educação nacional e internacional
por publicado: 07/12/2016 11h58 última modificação: 15/12/2016 16h47

A cerimônia de abertura da décima primeira edição do Connepi – Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, realizada nesta terça-feira (06), em Maceió, impressionou os participantes por suas proporções.

Os integrantes da delegação do IFPB, ouvidos pela nossa reportagem, foram unânimes em afirmar que o evento se destaca pela sua notoriedade, estrutura, pelo esforço da Instituição organizadora (IFAL) e os Institutos coirmãos que não mediram esforços no envio de suas delegações.

Para o professor Ramiro Pinto, o evento de Maceió mostra que os institutos estão mais articulados pelo bem comum da Rede Federal, principalmente no tocante a promoção de eventos científicos e tecnológicos. Ramiro é um dos assessores da Reitoria do IFPB e tem como missão organizar o Reditec 2017 que será sediado pelo Instituto Federal da Paraíba. Para isso, ele vem participando dos grandes eventos da Rede Federal com o intuito de conhecer cada realidade e aperfeiçoar ainda mais os eventos do instituto paraibano.

O IFAL mesclou na noite de abertura do XI Connepi uma representação fiel da cultura e da arte alagoana, além das mensagens fortes apontando boas perspectivas de futuro para as instituições das regiões Norte e Nordeste. Foi o que destacou o reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes, ao ressaltar as falas dos integrantes da mesa que incluíram discursos do presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif), Marcelo Bender, do reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, do coordenador geral do XI Connepi em Alagoas e Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Carlos Henrique Almeida e da chefe adjunta da embaixada da Finlândia no Brasil, Marja Suhonen.

As atividades do evento prosseguem hoje com palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações orais e de banners, Desafio de Ideias e Projetos de Intervenção VET Professores para o Futuro.

Mostra Tecnológica

Três projetos do IFPB participam da Mostra Tecnológica do Connepi. Do Campus Cajazeiras, está sendo exposto o “dispositivo mecânico para portadores de trauma raquimedular” desenvolvido pelo estudante do curso superior de Automação Industrial, Lucas Oliveira, e o professor André Fellipe Cavalcanti. O objetivo do projeto é auxiliar pacientes portadores de paraplegia de modo que estes consigam se erguer com muletas e permanecer na posição bípede.

Outro projeto que está chamando a atenção dos visitantes é a Torneira Eletrônica Econômica (Teca), desenvolvido pelo professor do Campus Santa Rita, Francisco Fechine Borges, pelo educador popular Flávio Melo de Luna e pelos estudantes Aristarco Alexandre Júnior e Jadson de Oliveira Viana.Professor Francisco Fechine

O terceiro projeto do IFPB participante da Mostra Tecnológica do Connepi é um carregador portátil de baterias para celulares, onde o próprio usuário carrega seu aparelho, por meio de caminhadas. O projeto foi desenvolvido pelos discentes do Campus João Pessoa, Larissa Teixeira da Silva, Gabriel de Araújo Lira e Gabriel Teixeira do Nascimento, com o professor Arlindo Garcia de Sá, do Campus Esperança.

Desafio de Ideias

O III Desafio de Ideias que integra a programação do Connepi tem a participação de dois trabalhos do IFPB. Do Campus Cabedelo o professor Maxwell Anderson Lelpo do Amaral apresenta o INTELLICAR, um sistema distribuído de diagnóstico, socialização de informações e controle automatizado de velocidade máxima para carros inteligentes.

“A nossa expectativa é que com a divulgação desse trabalho algumas empresas possam vislumbrar oportunidades de negócio, e assim trazer recursos financeiros para os nossos pesquisadores e para o IFPB” disse o professor Maxwell.  Integram a equipe a professora Eva Maria Pereira, do Campus Cajazeiras, e a aluna Marília Sarmento Luiz, do Campus Sousa.  Professor Maxwell, ao centro

Outro trabalho participante vem do campus Santa Rita, é um Alerta de Padrão vocativo para surdos.

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing