Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 10 > Servidor do Campus Sousa lança novo livro

Noticia

Servidor do Campus Sousa lança novo livro

“Zé Tarzan e Nina – Às margens do Rio Piranhas” aborda várias histórias do Distrito São Gonçalo
por Gustavo Rodrigues publicado: 31/10/2016 14h52 última modificação: 31/10/2016 14h52

A comunidade de São Gonçalo, distrito do município de Sousa (PB), onde se localiza uma das unidades do IFPB, acaba de receber um novo título sobre a região: o livro “Zé Tarzan e Nina – Às margens do Rio Piranhas” possui como tema central o histórico da família do autor, o servidor Josemar Alves Soares - técnico-administrativo do IFPB Campus Sousa.

De acordo com o Josemar Soares, este é o segundo livro sobre a temática. No primeiro, “São Gonçalo: Fragmentos da História”, lançado em 2013, o autor retratou costumes, a cultura, a identidade dos moradores da região, passando pela educação e os aspectos sociais e econômicos.

No novo título, o autor também aborda vários outras temáticas regionais, como: a historicidade do Distrito São Gonçalo e a saga da construção do açude local; o drama das secas na região; a vida simples nos sítios às margens do rio Piranhas; os costumes e aspectos culturais e educacionais clássicos; o encanto da fauna e da flora da caatinga; a importância do DNOCS; os moradores e funcionários antigos de São Gonçalo; a nostálgica Rua Dezesseis, construída na década de 1920 para abrigar os técnicos norte-americanos, encarregados da construção do açude a descrição da beleza das paisagens do sertão.

Para a realização da obra, o autor efetuou diversas entrevistas com familiares e pessoas da localidade, além de utilizar uma vasta referência bibliográfica, representada por escritores nordestinos como: José Américo de Almeida, Celso Mariz, Joaquim Osterne Carneiro, José Romero Cardoso, Gouveia de Hélia, José Marques Sarmento, Paulo de Brito Guerra, Inez Mariz, Deusdedit Leitão e Francisco Pereira Nóbrega.

Embora não tenha promovido um lançamento formal, o autor informa que começou a distribuir o novo livro na comunidade local e no IFPB Campus Sousa.