Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 10 > Reitor visita comandante do Corpo de Bombeiros

Reitor visita comandante do Corpo de Bombeiros

Novas adequações de segurança foram discutidas junto com a Diretoria de Obras
por Ana Carolina publicado: 06/10/2016 18h40 última modificação: 06/10/2016 18h40

O reitor Nicácio Lopes realizou visita de cortesia, nessa tarde de quinta-feira, ao comandante-chefe do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros. O professor Nicácio estava acompanhado do Diretor de Obras do IFPB, Vinícius Cabral de Melo Filho, e foi recebido, também, pelo vice-chefe do Comando, coronel Denis da Silva Nery.

Na visita institucional, o reitor explanou um pouco sobre o perfil e a abrangência da atuação do IFPB em suas 21 unidades no Estado. O reitor do IFPB também reiterou o prestígio que a corporação dos bombeiros-militares dispõe com a sociedade. “Sempre que fazem aferição acerca das corporações diante da população, o Corpo de Bombeiros é uma instituição que se sobressai pela confiança”, frisou o professor Nicácio.

“Realmente, o Corpo de Bombeiros se diferencia diante da comunidade. Há dez anos estamos no ranking positivo e o compromisso é que continue assim. Ninguém quer precisar do serviço dos bombeiros, mas necessita que estejamos lá com eficiência”, comentou o coronel Jair.

O comandante do Corpo de Bombeiros é egresso da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, formado no início da década de 80, nos tempos do professor Itapuan Botto Targino. O coronel Jair se disse feliz ao saber que hoje o Instituto alcança tantas localidades no interior, já que no seu tempo de ETFPB a instituição era procurada por jovens que vinham do sertão e se afastavam da família para crescer nos estudos. “O Instituto tem tido uma fortuna de bons exemplos como vemos aqui”, comentou Nicácio.

A conversa girou em torno, principalmente, das necessidades diferenciadas de atualização das normas de segurança, em prédios históricos, como é o caso da edificação da Reitoria do Instituto. “O prédio é de 1929, tombado pelo patrimônio histórico e no futuro até pensamos em transformar em um museu da educação profissional”, apontou Nicácio.

O engenheiro Vinícius reiterou justamente o cuidado que o Instituto vem tendo, ao fazer adequações no prédio da Casa Rosada, sempre com a orientação do Iphaep. O IFPB também vem seguindo, rigorosamente, as normas da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, para primar pela segurança e acessibilidade. “Desde o ano passado, várias obras foram feitas contemplando tudo o que foi sugerido pelo Corpo de Bombeiros, até alterando projetos após a orientação adequada", frisou o diretor de obras do IFPB.