Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 10 > PSCT 2017: IFPB inscreve até sexta-feira para 3307 vagas

PSCT 2017: IFPB inscreve até sexta-feira para 3307 vagas

por Ana Carolina publicado: 01/11/2016 14h26 última modificação: 03/11/2016 14h16

O Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT 2017) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) inscreve até essa sexta-feira, 4 de novembro, para 3.307 vagas. Esse ano, nenhum candidato precisa pagar inscrição e a seleção leva em conta o desempenho escolar anterior, sem prova.

As inscrições são feitas online, mas o candidato pode procurar um campus do IFPB para esclarecer dúvidas. A seleção é para o semestre de 2017.1. Acesse os Editais 62 (integrado) e 63 (subsequente).

No Ensino Médio Integrado ao Técnico, são ofertadas 2.095 vagas. No curso técnico subsequente, para quem terminou o ensino médio, são 1.212 vagas.

Há vagas nos campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa, Monteiro, Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Patos.

Os cursos ofertados são: Guia de Turismo, Multimídia, Química, Segurança do Trabalho, Cuidados de Idosos, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Transporte Aquaviário, Pesca, Informática, Eletromecânica, Mineração, Petróleo e Gás, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Equipamentos Biomédicos, Mecânica, Secretariado, Edificações, Instrumento Musical, Controle Ambiental, Geologia, Agropecuária, Manutenção e Suporte em Informática, Agroindústria.

Metade das vagas é destinada para Egressos de Escolas Públicas, e dentre esses 50% é para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, tendo cota ainda para negros, pardos e indígenas. Também há reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Para as vagas do Ensino Médio Integrado ao Técnico, a seleção será realizada pela média em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia no 6º, 7º e 8º ano do Fundamental. Para o Subsequente, a seleção é pela média em Língua Portuguesa e Matemática no 1º e 2º ano do Ensino Médio ou nota do Enem nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A relação dos candidatos inscritos será divulgada no dia 8 de novembro. Podem ser impetrados recursos para inscrições não homologadas no dia 10 de novembro. O resultado preliminar será publicado no dia 12 de dezembro. Podem ser interpostos recursos nos dias 13 e 14 de dezembro. O IFPB divulgará o resultado final dos candidatos classificados em ordem decrescente do número total de pontos, no dia 19 de dezembro.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB

Imagem: Pablo França - programador visual do IFPB