Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 10 > Proexc publica edital de fomento ao empreendedorismo social

Proexc publica edital de fomento ao empreendedorismo social

A proposta fortalece o protagonismo estudantil e concede bolsas para os dois segmentos institucionais
por publicado: 21/10/2016 08h25 última modificação: 21/10/2016 08h25

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (Proexc) está lançando um edital de fomento a mais uma modalidade de ação de extensão na instituição. A nova modalidade de extensão está direcionada à prestação de serviços através de empreendimentos sociais. As inscrições podem ser realizadas até a próxima quinta-feira (27), pelo SUAP.

A referida chamada pública, de nº. 038/2016, tem o objetivo de mobilizar os extensionistas da instituição para apoiar o protagonismo estudantil e consolidar a atuação social do referido segmento discente. “Essa é mais uma iniciativa visando a aproximação do IFPB às demandas das comunidades em todo o Estado”, assinalou a Pró-Reitora Vania Medeiros.

As propostas deverão ser elaboradas em torno da articulação de Empresas Juniores, Escritórios Modelos e Incubadoras, criando a política de empreendedorismo social no IFPB. A referida política vem sendo planejada no âmbito da Diretoria de Extensão Tecnológica da Proexc, que tem à frente a professora Maiara Melo, do Campus Cabedelo. Segundo ela, essa é uma oportunidade de construção da identidade dos Institutos Federais no tocante à responsabilidade de promover o desenvolvimento econômico e social.

A professora Maiara adiantou que a concepção de Empresa Júnior consiste em uma entidade empresarial de consultoria gerenciada por estudantes, obrigatoriamente, de cursos de graduação que realizem projetos e prestem serviços em suas áreas de graduação e áreas afins e nas diretrizes do edital, principalmente para micro e pequenas empresas. Já os Escritórios Modelos serão formados por grupos de estudantes, majoritariamente, de cursos técnicos (integrado e subsequente) com orientação de servidores ou profissionais da área, com a função de prestar serviços às comunidades em situação de vulnerabilidade social.

As Incubadoras serão constituídas por grupos acadêmicos destinados a dar assistência ao processo de incubação de empreendimentos sociais, a partir da formação complementar e apoio institucional no desenvolvimento de produtos e/ou processos de características inovadoras. Visando, desta forma, dar resolutividade aos problemas negligenciados e demandas urgentes da sociedade.

O fomento ao edital prevê a concessão de bolsas para estudantes de cursos técnicos, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais); R$ 525,00, (quinhentos e cinquenta reais) para alunos de cursos de graduação, e de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta) para servidores. As bolsas terão vigência no período de novembro a dezembro/2016.

O processo de pré-avaliação das propostas acontecerá no período de 28 a 31, do corrente mês, com avaliação definitiva no dia primeiro de novembro, com a publicação do resultado preliminar no mesmo dia, ficando o dia três para recursos, sendo que o resultado final será divulgado no dia quatro.

O referido edital com a documentação pertinente está disponibilizado no endereço:

-Crisvalter Medeiros, jornalista