Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 10 > Fórum de Reitores discute construção do Plades na UFPB

Noticia

Fórum de Reitores discute construção do Plades na UFPB

Reunião foi sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável
por publicado: 10/10/2016 22h25 última modificação: 13/10/2016 15h33

O Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Ensino Superior se reuniu nesta segunda-feira (10) no Campus da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, para discutir a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Plades).

A reunião contou com a participação da reitora da UFPB, Margareth Diniz; reitor da UFCG, José Edilson de Amorim; Pró-Reitor de Assuntos Estudantis do IFPB, Manoel Pereira de Macedo, que representou o reitor Nicácio Lopes; professor Francisco Fechine representante do IFPB no Plades; professor Paulo Cavalcanti, Coordenador Geral do Projeto; Coordenadora Administrativa do Plades, Marília Medeiros; Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Lindolfo Pires, além de outros gestores.

Em sua apresentação inicial o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis do IFPB, Manoel Pereira de Macedo, ressaltou a importância do Plades como ação estratégica e aproveitou o momento para falar da posição do Conif diante da Medida Provisória que trata da reforma do ensino médio. “Estamos em situação de vigilância, esta reforma preocupa a todos nós” disse.

O Coordenador Geral do Plades, professor Paulo Cavalcanti, fez a apresentação da estratégia de construção do plano aos representantes do Governo do Estado, da UFPB, UFCG, UEPB e IFPB e em seguida foi lida a minuta do acordo de cooperação entre as instituições de ensino superior.  

“Esta reunião é de grande importância, esta parceria vai ser bastante produtiva para o desenvolvimento do estado da Paraíba” disse a reitora Margareth Diniz. “Este é um estímulo muito grande para que as universidades em colaboração com o Estado, e num segundo momento com os municípios possam contribuir para o desenvolvimento regional” afirmou o reitor da UFCG, José Edilson de Amorim.

Seminário em Dezembro

No período de 5 a 7 de dezembro está prevista a realização na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, do II Seminário do Plades. “Nesse encontro vamos promover a aproximação entre os pesquisadores das instituições envolvidas com o setor privado paraibano” explicou professor Paulo. O encontro terá representações de órgãos de acompanhamento e controle como a CGU e Tribunais de Contas.

A previsão é que o processo de construção do Plades termine no segundo semestre de 2017 e seja implementado em 2018. “Esta não é uma ação de governo, é uma ação de futuro para a sociedade paraibana a partir de suas instituições” concluiu Paulo Cavalcanti.

Heranir Oliveira - da Diretoria de Comunicação e Marketing

registrado em: