Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 10 > Editora do IFPB lança livro sobre a Qualidade na Construção Civil

Editora do IFPB lança livro sobre a Qualidade na Construção Civil

Obra é de autoria de Alexsandra Rocha Meira e Nelma Mirian Chagas de Araújo
por publicado: 27/10/2016 18h39 última modificação: 31/10/2016 08h51

Nesta quinta-feira, 27 de outubro, ocorreu o lançamento do livro “Qualidade na Construção Civil”. O livro de autoria das professoras do Instituto, Alexsandra Rocha Meira e Nelma Mirian Chagas de Araújo, é mais um lançamento da Editora IFPB. A publicação vem para servir como mais um material de estudo e pesquisa para diversos estudantes das graduações e dos cursos técnicos envolvidos com a temática da construção civil.

O tema do livro é bastante amplo e fala desde a parte conceitual da construção civil até os sistemas de gestão da qualidade. A publicação foca também nas ferramentas da qualidade que são de extrema importância, sempre dando ênfase no tema construção civil.

Alexsandra Rocha, uma das autoras do livro, é engenheira civil e atualmente atua como professora da Unidade Acadêmica I, do curso de Construção de Edifícios, do Campus João Pessoa. Questionada sobre a importância deste espaço que a Editora IFPB vem fornecendo para as publicações elaboradas pelo corpo docente do Instituto, a professora Alexsandra comenta que é excelente e uma oportunidade de concretizar e colocar em livro trabalhos que muitos professores vêm desenvolvendo há um longo período. “É muito gratificante e através disso a gente consegue compilar muito do que vem desenvolvendo ao longo de anos”, completou a professora Alexsandra.

Esta não é a primeira publicação das professoras pela Editora, no entanto é o primeiro que conta com apenas as duas como autoras. Outros livros já publicados pelas professoras foram participações em capítulos de publicações em parceria com outros autores.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Francilda Araújo Inácio, esteve presente no lançamento do livro e comentou sobre a importância da Editora: “É um veículo de divulgação e disponibilização para a sociedade do que nós produzimos. As instituições públicas têm uma obrigação de mostrar para a sociedade o que se produz. E nós temos isso como meta desde o primeiro até o último dia do ano. Trazer pra a comunidade o resultado de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão é algo que temos conseguido fazer”.

Segundo Francilda, a ideia agora é que daqui pra frente se consiga otimizar e tornar mais acessível a submissão de novos livros pela Editora do IFPB, através de uma dinamização do processo de edição e publicação. Prestigiaram também a entrega da publicação, a diretora de Pesquisa, Girlene Formiga e o coordenador de distribuição da Editora, Walber Barbosa.

A Editora atua na edição, publicação e divulgação de ações voltadas ao ensino, à pesquisa e a extensão. Por ano, tem-se uma média de sete livros publicados. A Editora lança editais onde pesquisadores enviam suas submissões para o processo de seleção, visando a posterior publicação.

Jéssica Soares – estagiária da DGCOM