Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > SUAP Edu disponibiliza ferramentas para comunidade acadêmica

SUAP Edu disponibiliza ferramentas para comunidade acadêmica

Confira as principais orientações
por publicado: 15/09/2016 11h53 última modificação: 15/09/2016 11h53

A Coordenação de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas do IFPB vai apresentar ainda este mês um cronograma e dar orientações sobre como proceder para realizar a inclusão dos cursos superiores no SUAP Edu, sistema aperfeiçoado pela DTI que facilita o acompanhamento da gestão escolar. Por enquanto o novo sistema está disponível para os cursos integrado e subsequente em todos os Campi.

“Estamos empenhados e comprometidos com a melhoria contínua do SUAP Edu, a partir das constantes contribuições que a comunidade que utiliza o sistema no seu dia a dia nos fornece” afirma Fábio Albuquerque, Coordenador de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas.

Orientações

O principal destaque diz respeito ao acesso dos pais ou responsáveis para verificação das novas dos filhos Para isso  basta acessar a tela de login do SUAP (suap.ifpb.edu.br) e clicar no link "Acesso do Responsável". Daí, basta informar a matrícula e a chave de acesso do aluno, além dos números que aparecem na imagem de confirmação, e, finalmente, clicar no botão Acessar. Para obter a chave de acesso do aluno, basta acessar os dados do mesmo no SUAP Edu e consultar esta informação na aba "Dados Pessoais". Esta informação está disponível para o próprio aluno, para as CCAs e para os Coordenadores de Curso.

Outro destaque é o calendário do SUAP, que foi unificado com o calendário acadêmico e o calendário do Campus. Agora, quando o Gestor de Pessoas do Campus incluir uma liberação no Calendário, a mesma será visualizada pelos Servidores e Alunos do seu Campus. Para os Alunos, além das datas de início e término de bimestres/semestre, estes passam a visualizar também os eventos e feriados nacionais e locais cadastrados.

Para os Coordenadores de Curso e Diretores de Ensino, está disponível a listagem de Diários que serve, principalmente, para o acompanhamento do preenchimento dos diários pelos professores e entrega das etapas (bimestres/semestre). Basta acessar a opção de menu do SUAP: ENSINO > Relatórios e Estatísticas > Listagem de Diários, e selecionar a Diretoria (Campus) ou Curso desejado, além da etapa específica.

Para os Pedagogos e Assistentes Sociais, que precisam acompanhar o desempenho dos Alunos do Campus, foi disponibilizado um relatório que lista os alunos que apresentam Nota ou Frequência igual ou inferior (<=) aos valores informados. Para solicitar o relatório basta acessar a opção de menu do SUAP: ENSINO > Relatórios e Estatísticas > Relatório de Desempenho de Alunos, e selecionar a Diretoria (Campus) ou Curso desejado, além de uma etapa específica.

Para quem não tiver acesso aos recursos apresentados acima e tiver o perfil funcional adequado para acesso às informações, é necessário solicitar permissão através da Central de Serviços do SUAP, que conta agora com uma aba específica para o Edu contendo 5 (cinco) tipos de solicitação de Serviços Acadêmicos:

1. Solicitar inclusão/alteração de cadastros básicos

2. Solicitar inclusão/alteração de calendário acadêmico do Campus

3. Solicitar inclusão/alteração de horário do Campus

4. Solicitar inclusão/alteração de matriz curricular

5. Solicitar inclusão/alteração/exclusão de permissão ao SUAP Edu

Outras informações podem ser obtidas com a equipe SUAP Edu pelo e-mail suapedu@ifpb.edu.br, ou pelo fone 3612-9742.

-Diretoria de Comunicação e Marketing com informações da DTI