Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Servidores ex-alunos do IFPB contribuem com o Planede

Servidores ex-alunos do IFPB contribuem com o Planede

Trabalho intenso no campus JP já vem contando com a participação de diversos segmentos
por Patrícia Nogueira publicado: 21/09/2016 12h45 última modificação: 22/09/2016 09h21

Um segmento de grande relevância institucional está participando hoje (21) na sala de reuniões do campus João Pessoa da 77ª audiência do Planede: servidores ex-alunos da instituição.

O objetivo é perceber a reflexão desse grupo específico que já fez parte do corpo discente em outra época e hoje contribui de forma profissional com a educação, seja através da docência ou do trabalho administrativo. Participam da audiência um grupo de 12 docentes e técnicos, sendo 6 ex-alunos.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, enfatizou a importância do Planede e ressaltou que todas as reflexões analíticas estão sendo compiladas e vão compor um grande documento balizador das políticas públicas para os próximos 10 anos. "Já percorremos o Sertão, Cariri, Borborema e agora Litoral. Os resultados estão sendo muito positivos", comentou.

Nicácio explicou ainda que o foco do Planede é construir dois vetores. "O primeiro é uma diagnose dos nossos indicadores. Hoje temos uma radiografia completa desses dados. O segundo ponto é promover a fixação das diretrizes que balizam a execução das nossas políticas públicas para os próximos anos", explicou.

O Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor César, comentou sobre a expectativa para a reunião de hoje.  "Esse grupo é composto por pessoas que vivenciaram a instituição em outra época e que agora como profissionais possuem uma percepção diferente. Além disso, são pessoas que têm contribuído de forma expressiva com a gestão".

Os participantes da reunião pontuaram dentro de cada área de atuação aspectos que já funcionaram bem no passado e pode ser reproduzido atualmente, levando em consideração as mudanças e o crescimento da instituição. Para o professor de matemática Flávio Alves, ex aluno da escola técnica, há vários projetos interessantes realizados na sua época de aluno e que podem ser aproveitados dentro de uma nova formatação. “Acho extremamente importante esse momento de lembrar o que funcionava antigamente e trazer como experiência para o futuro. Tenho certeza que tudo que foi falado aqui irá contribuir bastante com o engrandecimento do Planede”, afirmou o professor.

Américo Bertulino tem uma experiência diferenciada no IFPB. Aluno na década de 90 e em seguida aprovado para técnico administrativo, teve a oportunidade de cursar na mesma instituição o ensino técnico, superior e pós-graduação. O técnico em laboratório de construção teve a oportunidade de cursar o ensino técnico na década de 1990 e logo em seguida ser aprovado no concurso público para atuar na antiga escola técnica e nos anos 2000 cursar o ensino superior e a pós-graduação. Ele comenta que participou do último planejamento estratégico realizado há 20 anos atrás. “Foi um momento muito interessante, pois eu possuía a visão de uma profissional recém chegado. Agora, com uma trajetória um pouco maior, me sinto honrado em participar desse momento e contribuir com o futuro da nossa instituição”, declarou.

O professor Ernani Falcão também elogiou a iniciativa. “É importante para qualquer administração ouvir parte dos seus segmentos, tendo em vista as experiências acumuladas para que se construa o futuro da instituição, resgatando alguma questão vivenciada e construída no passado.”

De acordo com a equipe da Diretora de Planejamento Institucional, Elaine Brito e o professor Álvaro Cavalcanti, responsável pela construção do Planede, mais de mil pessoas já foram ouvidas nesse processo. As reuniões tem sido intensas e esta já é a 77ª audiência. "Procuramos ouvir todos os segmentos envolvidos no processo institucional. A intensão é traçar um plano que traga bons frutos e que esteja mais próximo possível da comunidade. Para isso, estamos utilizando a prata da casa, sem custo algum para a instituição", concluiu Elaine. As audiências previstas para esta quarta-feira (21) envolvem servidores terceirizados, servidores que são pais de alunos, coordenadores de curso, coordenadores de pesquisa e extensão, diretores de empresas conveniadas e pais de alunos.