Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Reitores de Instituições de Ensino Superior se reúnem no IFPB

Reitores de Instituições de Ensino Superior se reúnem no IFPB

Reitor Nicácio apresenta o Planejamento Estratégico do IFPB e conhece as ações do Plano de Desenvolvimento Econômico do Estado.
por Patrícia Nogueira publicado: 09/09/2016 13h25 última modificação: 15/09/2016 14h28

Os Reitores das Instituições de Ensino Superior do estado da Paraíba estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (09) no IFPB para discutir ações conjuntas em prol da educação pública. O Fórum dos Reitores aconteceu no gabinete do Reitor do IFPB Nicácio Lopes e contou com a participação da Reitora da UFPB, Margareth Diniz, da vice-reitora Bernardina Freire, do Reitor da UEPB Rangel Júnior.

A ação é parte integrante do planejamento estratégico do IFPB que tem por objetivo a troca de experiências e o debate de temas comuns entre as instituições, cujas linhas de atuação são semelhantes.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, abriu o evento apresentando o instituto numa perspectiva estratégica, levando em consideração a projeção das IES para o próximo decênio. “Precisamos prospectar as oportunidades, forças e fraquezas que nos permeiam. A partir da diagnose desses fatores, deveremos encontrar caminhos para as nossas soluções”, enfatizou o reitor, ressaltando a necessidade do trabalho integrado entre as IES.

A reitora da UFPB, Margareth Diniz falou do projeto universidade participativa implantado na UFPB e o Reitor da UEPB, Rangel Júnior falou da implantação do projeto de gestão de risco. A próxima reunião dos reitores deve acontecer no mês de outubro.

Plano de Desenvolvimento Econômico da Paraíba – Durante a reunião do Fórum foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (PLADES) em que as IES estão envolvidas, através de uma carta de intenções assinada recentemente. O objetivo é reunir, de forma articulada, atores institucionais, debater e apresentar à sociedade a estratégia de desenvolvimento territorial em redes de arranjos produtivos locais. O representante do IFPB no PLADES é o professor Francisco Fechine, que informou que será feito um mapeamento dentro dos quadros do IFPB para identificar o potencial de participação do instituto. Para o professor Paulo Cavalcanti, Coordenador Geral do projeto a participação das IES é fundamental, pois elas exercem um papel relevante no conjunto da ciência e tecnologia do país. “O processo exige a organização dos principais atores que promovem a educação do estado e as IES devem caminhar alinhadas”, destacou Paulo.

O Professor Paulo destacou também a importância do IFPB está realizando o planejamento estratégico para os próximos dez anos. “É de extrema relevância e uma iniciativa louvável a preocupação com o planejamento de forma estratégica para o futuro”.

A reunião contou também com a participação da Pró-Reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, do Pró-reitor de Graduação da UEPB, Eli Brandão, do Diretor de Comunicação do IFPB, Filipe Donner, da Chefe de Gabinete do IFPB, Glaucia Nunes e da Coordenadora Administrativa do PLADES, Marília Medeiros, representante do governo do estado.

Confira vídeo da TV IFPB sobre a reunião.