Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > JIFs Nordeste: judô emociona a torcida no único dia de competição

JIFs Nordeste: judô emociona a torcida no único dia de competição

Chuva forte não desanimou os atletas do futebol. IFPB conquistou oito medalhas
por Ana Carolina publicado: 10/09/2016 15h03 última modificação: 11/09/2016 11h57

Eles tinham só esse sábado para conquistar a torcida do JIFs Nordeste e conseguiram. Os atletas do Judô emocionaram o público que encheu o ginásio.

Logo no início a torcida da casa teve um momento de apreensão com a judoca Tahinar Costa, estudante de Mineração do Campus Campina Grande. Ela chegou a ser levada na maca para atendimento médico externo após se machucar na sua primeira luta do dias e saiu sob aplausos. Voltou no final da manhã com o braço imobilizado para prestigiar os colegas.

“Ela com certeza passaria para o JIF Nacional, é uma promessa de medalha. Por onde passa ganha tudo. É uma atleta muito jovem, quinze anos e nunca tinha se machucado”, lamentou o técnico Adenilson Targino. No Campus Campina, ele treina muita gente do curso técnico em Mineração. Outro destaque de lá foi o estudante Jonas Silva.

Ele foi campeão do JIF Nordeste no ano passado e só não disputou o nacional porque já estava comprometido a participar dos Jogos Escolares Brasileiros que ocorreram no mesmo período. Disputando com atletas de todo o país, e não só da Rede Federal, Jonas ficou em quinto lugar geral.

A delegação de Judô do IFPB teve 14 participantes, sendo a maioria de Campina, onde Adenilson é professor, mas estudantes de Monteiro e Cajazeiras se uniram à equipe. Entre eles, Ellen Kelvia, que faz Engenharia Civil no Campus Cajazeiras, chamou atenção no tatame usando um quimono com uma mensagem de saudades. “É uma homenagem à minha tia que era professora e faleceu após levar um tiro num assalto”, contou, enquanto também recebia cuidados da equipe de primeiros socorros, após machucar o ombro. “Felizmente foi na última luta”, comemorou a professora de Educação Física, Débora Guedes, que treina Ellen e atletas de outras modalidades do campus sertanejo, de onde vieram dois jogadores do basquete.

A maior delegação do judô foi do IFRN, mas o pessoal do IFBA foi uma das torcidas mais entusiasmadas com gritos de guerra. O que não mudou em nenhuma instituição foi o fato de cada colega virar “técnico” para incentivar quem estava no tatame, o que fazia muitos recuperarem o fôlego e enfrentarem o oponente e a observação rígida dos árbitros da confederação de judô.

No final do dia, o IFPB teve muito o que comemorar. "Tivemos três ouros, três pratas e dois bronzes", vibrou o técnico Adenilson Targino.

Enquanto a torcida aquecia os judocas, os jogadores do futebol de campo enfrentavam uma chuva vigorosa. Os torcedores escaparam do gramado e acompanharam à distância as partidas.

No futsal, o IFPB se classificou para a semifinal, no basquete, ficou na semifinal, tanto no masculino quanto no feminino, mesma situação do vôlei.

Confira mais fotos da competição nos álbuns do IFPB Oficial no Facebook.

Ana Carolina Abiahy / jornalista do IFPB

Atualizada após alguns resultados