Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Gestores se reúnem para traçar estratégias para os próximos anos

Gestores se reúnem para traçar estratégias para os próximos anos

A equipe do Planede está no Campus João Pessoa nesta terça (20) e quarta (21)
por Patrícia Nogueira publicado: 20/09/2016 12h58 última modificação: 21/09/2016 12h45

A equipe do Planejamento Estratégico Decenal (Planede) acompanhada pelo Reitor Nicácio Lopes está hoje (20) e amanhã (21) reunida no Campus João Pessoa. O objetivo é estabelecer um diálogo e delinear ações estratégicas integradas voltadas ao desenvolvimento institucional.

Ao longo de dois dias de trabalho serão realizadas 18 audiências envolvendo gestores, professores, técnico-administrativos, alunos, egressos, pais e servidores terceirizados. O primeiro momento da manhã foi com os diretores e chefes de departamento do Campus João Pessoa.

O reitor Nicácio abriu a reunião ressaltando a importância do planejamento estratégico com a participação efetiva da comunidade. “Somos quase 3 mil servidores, 24 mil alunos, uma instituição complexa, num cenário peculiar. Não podemos estar desprovido de uma ação de contingencia, de risco. Precisamos refletir e pensar no futuro da nossa instituição através de um planejamento estratégico”, ressaltou Nicácio.

Para o Diretor-Geral do Campus João Pessoa, Neilor César, o planejamento vem num momento oportuno de fazer com que a instituição se renove e atenda às expectativas e sonhos dos que aqui chegam. Ele lembrou do desafio que é gerir um campus como o de João Pessoa e que é de suma importância ter um documento balizador das ações e que observem o anseio da comunidade.

Durante a apresentação o professor Álvaro Cavalcanti, responsável pela construção do Planede, falou da proposta de fazer com que a instituição se desenvolva e prospectar um olhar para 2025 “Educação se pensa a longo prazo”. Ressaltou a importância de expansão do mercado, que está estabelecido como uma das metas do plano nacional de educação em triplicar o número de matrículas na Educação Profissional. Álvaro falou também das capacidades requeridas pelo gestor eficaz, os pilares da boa gestão, características da gestão comtemporânea, dentre outros.

Cada gestor participante contribuiu com considerações acerca de quais medidas devem ser tomadas de imediato para a melhoria da instituição. Posteriormente as informações recebidas serão compiladas e sistematizadas pela equipe da Diretoria de Planejamento Institucional (DPI).

Ao final da reunião os gestores avaliaram o encontro como bastante positivo. O Chefe do Departamento de Apoio à Administração, Carlos Eduardo da Costa, classificou a oportunidade como muito importante: “É um momento de planejar a instituição, de ouvir e ser ouvido,  de poder estabelecer e traçar estratégias para o andamento das ações, criar um grande documento e socializa-lo”, disse. Já a Diretora de Administração, Cleidenédia Oliveira, comentou que participou do último planejamento estratégico há 20 anos atrás: “Achei esse encontro de hoje bem produtivo, é uma reunião que traz uma reflexão para o futuro em prol da instituição através do envolvimento da comunidade”.

Esta é a 70ª audiência do Planede que pretende entregar o documento à comunidade até o final do mês de outubro totalizando 92 reuniões em todos os campi do IFPB.