Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Extensão do IFPB foi apresentada em congresso

Extensão do IFPB foi apresentada em congresso

Experiências pedagógicas de extensão em rede do IFPB foram valorizadas no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), na UFOP-MG
por publicado: 12/09/2016 08h29 última modificação: 12/09/2016 08h29

A professora Vania Medeiros, Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, participou de uma mesa sobre “Curricularização da Extensão nas Instituições de Ensino Superior do País”, no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). O evento aconteceu no Auditório do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG), na última sexta-feira (09), no período da tarde.

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) aconteceu no período de 07 a 09, deste mês, na Universidade Federal de Ouro Preto-MG, com a participação de 117 Instituições de Ensino Superior. O referido evento recebeu 3.800 inscrições de docentes, técnicos e estudantes das 5 regiões do Brasil. Foram apresentados 1.500 pôsteres, 38 Oficinas e 14 mesas redondas. Uma dessas mesas foi proposta pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), do IFPB, enfocando o tema do protagonismo estudantil no processo de curricularização da extensão na Instituição.

A referida mesa contou, também, com a participação da professora Ana Inês Sousa, Superintendente de Extensão Acadêmica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e do jornalista Rondon Marques, Pró-reitor adjunto de Extensão da Ufop.

Os organizadores do CEBEU concederam à professora Vania Medeiros a oportunidade de apresentar o projeto da Rede Rizoma, uma metodologia adotada no IFPB para dinamizar a produção acadêmica nessa área. Segundo a professora, a Rede Rizoma já conta com cerca de 50 Núcleos de Extensão disseminados pela maioria dos Campi do IFPB, promovendo a experiência da realização da extensão em rede.

O projeto da Rede Rizoma do IFPB foi elogiado pelos acadêmicos presentes ao evento, que entenderam a iniciativa como uma opção viável para a implantação do processo de curricularização da extensão com a inserção do protagonismo estudantil. Alguns representantes de Institutos Federais, presentes ao evento, ficaram interessados em conhecer a proposta com maiores detalhes.

Na mesa sobre curricularização da extensão ficou demonstrado que a UFRJ é a instituição do país que mais avançou nesse processo, principalmente no que tange às iniciativas de regulamentação das normas sobre a proposta de curricularização que deverá estar implantada, efetivamente, até 2017. Segundo a professora Ana Inês, a UFRJ já conta com 13 cursos em situação de efetiva regulamentação da curricularização da extensão. “Os processos de progressão na carreira docente na UFRJ estão condicionados ao desenvolvimento de ações na extensão”, assinalou a professora.

Ela reconhece o grande desafio que é o processo de curricularização da extensão nas universidades, enfatizando a importância das instituições disporem de sistemas de informação e avaliação adequados a essa demanda. “Para tanto, se faz necessário a mobilização de todos os segmentos da instituição no sentido de ampliar as ações da extensão”, afirmou.

A professora Vania Medeiros informou que o IFPB tem avançado no diálogo entre as diversas áreas acadêmicas visando à implantação da curricularização da extensão, adotando inovações criativas nos processos pedagógicos, a exemplo da extensão em rede com o protagonismo estudantil.

-Crisvalter Medeiros, jornalista