Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Entusiasmo dos atletas dá o tom à abertura dos JIFs 2016 Etapa Nordeste

Entusiasmo dos atletas dá o tom à abertura dos JIFs 2016 Etapa Nordeste

Delegações de oito Estados da Região Nordeste enchem de alegria e entusiasmo a abertura dos Jogos dos Institutos Federais em João Pessoa.
por Gustavo Rodrigues publicado: 07/09/2016 07h04 última modificação: 08/09/2016 08h47

A Paraíba foi o palco da solenidade de abertura da Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs Nordeste) na noite desta terça-feira (06) em João Pessoa. A alegria contagiante dos jovens atletas de oito Estados da Região Nordeste, que lotaram as arquibancadas do ginásio do Campus João Pessoa, deu o tom de entusiasmo que marcou a abertura dos jogos.

Delegações dos Institutos Federais de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, do Sertão Pernambucano e da Paraíba encheram todos os espaços do ginásio poliesportivo com as cores de suas bandeiras e muito calor humano, dando o clima de festa e confraternização dos JIFs Nordeste 2016.

grupo de dança.jpegO som eletrônico do DJ e um jogo de luzes coloridas realçaram a performance de um grupo de dança estudantil, recepcionando os convidados e estudantes nordestinos e saudando a mesa de honra do evento, composta pelo Reitor Nicácio Lopes, o Diretor-Geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Pereira de Macedo Neto e pelo Presidente da Comissão Organizadora dos JIFs Nordeste, professor Sílvio Romero Farias.

Hino nacional.jpegO desfile das delegações de todos os Institutos participantes, preenchendo o centro do palco da abertura do evento, culminou com o hasteamento das bandeiras dos Estados e do Brasil ao som do Hino Nacional, executado pelo estudante Almires Guilherme de Medeiros, do Curso Técnico Integrado de Instrumento Musical do Campus João Pessoa.

Pira olimpica.jpeg

Os Jogos dos Institutos Federais 2016 – Etapa Nordeste foram abertos oficialmente logo após o acendimento da Pira dos JIFs 2016, simbolizando a coragem, o esforço e a força do espírito olímpico, pela estudante de Contabilidade do Campus João Pessoa e atleta de natação Maria Eduarda de Lacerda. Em seguida o enxadrista Luiz Antônio da Silva Tomás, que já conquistou o Ouro nos JIFs Nordeste e Brasileiro, proferiu o juramento do atleta em nome de todos os participantes.

Nicacio Lopes.jpegPara o Reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes, “a realização dos JIFs 2016 significa o coroamento de uma ação que
estamos desenvolvendo no âmbito do IFPB no sentido de evidenciar o esporte como uma diretriz estratégica no nosso Instituto. Realizamos os Jogos Intercampi em sua edição pioneira no IFPB e agora a realização dos JIFs tem o simbolismo de propiciar a integração, o convívio harmonioso, o elo coesivo desta rede federal, no que existe de essencial, que são os nossos estudantes. Temos aqui a representação de oito Estados da Região Nordeste. Um momento de enaltecimento, do congraçamento, do convívio saudável que a prática esportiva suscita: os princípios de lealdade, de espirito coletivo, da união e da fraternidade”.

Manoel Macedo.jpegJá para o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Manoel Macedo, “a realização dos jogos, por si só, já é um marco de grande significância, na medida em que nós podemos integrar jovens estudantes e servidores de vários institutos da Região Nordeste. Para o IFPB, é motivo de muita honra a gente estar abrindo as portas para estudantes e servidores de outros Estados para um momento de intercâmbio onde os estudantes podem conhecer melhor o IFPB, realizando essa troca cultural que é tão interessante”.

Neilor Cesar.jpegPara o Diretor-Geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos, é uma alegria receber os atletas e professores dos JIFs no Campus João Pessoa. "É uma satisfação oferecer nossas instalações para a realização dos jogos", afirmou.

Ao final da solenidade de abertura, todos os estudantes foram para o centro do ginásio para um momento de confraternização, embalados pelo som eletrônico que movimenta as pistas de dança.

Em clima de emoção, o Reitor Nicácio Lopes afirmou: “eu me sinto extremamente contemplado de, num momento de dificuldade orçamentária, o IFPB ter a ousadia de se predispor a sediar honrosamente este evento, recepcionando os jovens de várias localidades do Nordeste.  Porque nós salvaguardamos toda a tradição dos jogos num tempo recorde, com a mobilização de toda a nossa equipe. Aproveito aqui para fazer o reconhecimento da disponibilidade de toda a nossa equipe, os educadores físicos, os professores e gestores, o professor Manoel Macedo, o professor Neilor César e o professor Silvio Romero e toda a sua equipe da Comissão Organizadora desses jogos: Jailson Oliveira da Silva, Suelânio Viegas de Santana, Eduardo Porto dos Santos, Fábio Thiago Maciel da Silva, Tatiana Petrucci Negócio, Brígida Batista Bezerra, Ana Cláudia Dias Fontes Faria, Davi de Sousa Silva, Geilson Lucas de Lucena Filho, Adenilson Targino de Araújo Júnior e Walmeran José Trindade Júnior. Enfim, o meu sentimento é de alegria com a expectativa de que nós haveremos de ter aqui um momento sublime de congraçamento de nossos jovens”.

Os jogos desta etapa começam nesta quarta-feira (07) e seguem até o próximo domingo (11), nas modalidades vôlei, judô, futsal, basquetebol, handebol, vôlei de areia, futebol de campo, tênis de mesa, natação, xadrez e atletismo.