Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 09 > Comunidade acadêmica debate educação do País em Plenária

Comunidade acadêmica debate educação do País em Plenária

Professores, coordenadores, gestores, técnico-administrativos, estudantes e representantes sindicais debatem a MP 746, a PEC 241 e os rumos do ensino médio no País.
por Gustavo Rodrigues publicado: 29/09/2016 12h55 última modificação: 29/09/2016 16h21

Como parte do dia D de mobilização estabelecido pela Reditec - Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica -, para fazer um debate sobre os rumos da educação profissional no País, realizou-se na manhã desta quinta-feira (29), no auditório do IFPB, uma Plenária de Debates com a comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba.

De acordo com o professor Degmar dos Anjos, diretor de Educação Profissional, os debates realizados com coordenadores de cursos técnicos, gestores da educação, professores, técnico-administrativos, estudantes e representantes sindicais avaliaram as mudanças estabelecidas pela Medida Provisória 746, que reformula o ensino médio brasileiro. Foi discutida também a PEC 241, que fixa limites de investimentos para a educação do País.

Para o professor Rafael, do curso de Eletromecânica do Campus Cajazeiras, o ensino médio deve apresentar ao estudante um prisma de oportunidades. “Até o ensino médio, a formação teria que ser plural, ampla e reflexiva, pois é isso que dá a oportunidade de a pessoa estar inserida no mundo e ter amplo direito de escolha”, explicou.

De acordo com a professora Zoraida Almeida de Andrade Arruda, diretora do Campus Mangabeira, é importante ressaltar que pela primeira vez nos 107 anos da rede federal de educação aqui no nosso Estado, a direção promove um momento de reflexão, de formação, de discussão, de mobilização para analisar o cenário atual da educação em nosso País.

Candeia.jpgO professor Luciano Candeia, presente nas discussões da Plenária, concordou que se trata de um momento inédito na história da instituição, pois pela primeira vez a reitoria convidou a comunidade para discutir possíveis reformas no ensino médio. “Foi um momento onde as pessoas tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias sobre o cenário delicado pelo qual o País está passando. Esperamos que momentos como este se repitam em todos os outros campi”, ponderou o professor.

Nicacio_1.jpgO reitor Nicácio Lopes esteve presente na Plenária e participou dos debates, solidarizando-se com o momento de mobilização e reforçando o posicionamento estabelecido na Carta de Vitória, divulgada na 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Vitória (ES), de 23 a 27 de setembro de 2016.

*Filipe Donner e Gustavo Rodrigues (Jornalistas).