Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Reitoria Itinerante em Itaporanga tem participação massiva dos alunos

Reitoria Itinerante em Itaporanga tem participação massiva dos alunos

Momento foi de esclarecimentos
por Patrícia Nogueira publicado: 16/08/2016 12h48 última modificação: 17/08/2016 17h11

O primeiro momento da Reitoria Itinerante no campus Itaporanga foi marcado pela participação massiva dos alunos na audiência com o reitor Nicácio Lopes e sua equipe gestora.

A primeira visita da reitoria Itinerante ao campus foi bem recebida pelo corpo discente. “Estamos aqui para estabelecer um diálogo e queremos refletir sobre a nossa dinâmica do trabalho, o nosso cotidiano, nossas práticas e dialogar sobre as condições de acesso, permanência e êxito de cada um de vocês”, disse o Reitor Nicácio em sua fala de abertura.

O Diretor do Campus Itaporanga, Ridelson Farias, ressaltou que o campus nasce num momento de dificuldades em âmbito nacional. “Mas com a capacidade que nós temos, haveremos de vencer esse cenário e ter um campus produtivo nos próximos anos”. O diretor avaliou como positiva a presença da equipe da reitoria no campus para tentar diminuir e resolver problemas internos  para que futuramente possam ser expressadas as potencialidades da região. “O IFPB chega no Vale do Piancó para mudar a realidade da região. A educação é o instrumento mais emancipador que o ser humano pode experimentar. Com ela haveremos de ter uma melhor qualidade de vida e mais progresso”, enfatizou Ridelson.

Para a estudante Maria Eduarda, do curso técnico de Edificações, foi um momento muito bom. “Colocamos os assuntos pendentes e acalmamos os nossos nervos sobre auxílio, mobilidade. Já tinha ouvido falar sobre o Programa e sabia que este é o momento de resolver os problemas do campus, falar dos projetos, etc”, comentou a aluna.

A proposta de dialogar com a comunidade de forma transparente foi enfatizada pelo Reitor Nicácio. “A contribuição dos olhares dos estudantes é importante. Eles são parte importante no processo educacional, são protagonistas e precisam ser ouvidos”, disse Nicácio.

O Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, falou um pouco sobre a política de assistência estudantil e sobre a regularização do pagamento dos auxílios. “Os auxílios estão em dia e estamos nos esforçando para evitar que haja descompasso, embora esse repasse dependa do governo”, explicou Macedo. Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a implantação da bolsa monitoria que está sendo avaliada pela direção e a realização dos jogos intercampi, uma conquista dos estudantes.

A Diretora de Ensino do Campus Itaporanga, Maria Clerya Leite, comenta que o encontro foi além das expectativas. “Tivemos um encontro muito bom, os alunos são bem participativos e envolvidos com as questões do campus. Para a nossa região foi um momento importante, momento de conhecer e ouvir o reitor, ter contato com a gestão para que ela possa ouvir nossas demandas e elaborar propostas de melhorias para o campus”, destacou.

Fotos: Daniel Chaves - técnico em audiovisual