Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Proexc estimula criação de empresas juniores

Proexc estimula criação de empresas juniores

Ação será coordenada pela Diretoria de Extensão Tecnológica
por publicado: 02/08/2016 09h52 última modificação: 03/08/2016 12h42

Servidores e estudantes do IFPB participaram nesta segunda-feira (01) no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), do primeiro encontro do Movimento das Empresas Juniores da Instituição. A iniciativa, que tem como mentora a Diretora de Extensão Tecnológica da Proexc, professora Maiara Melo, pretende estruturar a política institucional de fomento ao empreendedorismo social.

Segundo a professora Maiara Melo, o IFPB já conta com nove empresas nesta modalidade em funcionamento, sendo duas em situação regularizada com CNPJ e inscrição na Federação Paraibana de Empresas Juniores e sete em fase de estruturação.

A diretora acrescentou, ainda, que os primeiros passos para consolidação do movimento será o apoio logístico à implantação de novas empresas juniores na instituição, além de realizar o acompanhamento das que já foram implantadas, visando o seu aprimoramento.

O evento contou com o apoio organizacional da Coordenadora de Extensão Tecnológica da Proexc, professora Juliana de Sá Araújo, que apresentou e comentou as políticas nacionais que regem as Empresas Júniores (Lei 13.267) e os Escritórios Modelos (Lei 11.888). O Movimento Empresas Juniores deverá se integrar às políticas de extensão em desenvolvimento no IFPB.

Federação Paraibana de Empresas Juniores

O primeiro evento do Movimento das Empresas Juniores no IFPB contou com uma palestra dos representantes da Federação Paraibana das Empresas Juniores, Antônio José Lopes e Beatriz Honorato Claudino, enfocando o tema “Movimento Empresa Juniores Institucional”. Eles são alunos da UFPB com experiência de dois anos na área de empreendedorismo.

Segundo os consultores de empresas juniores, a atuação como empresário junior contribui para a melhoria da qualidade dos processos educacionais, já que eles têm a possibilidade de desenvolver processos de aprendizagem compartilhada, aprender fazendo; além de terem uma formação para o empreendedorismo e para o desenvolvimento em rede.

A Paraíba, conta, atualmente, com 350 empresários juniores, atuando em 47 empresas organizadas. Os consultores Juniores garantem que os serviços prestados pelo segmento são de excelente qualidade, podendo se inserir em qualquer ramo da economia, bem como em empreendimentos sociais.

A Pró-Reitora de Extensão do IFPB, professora Vania Medeiros, que participou do encontro, afirmou que, com esse movimento, a Diretoria de Extensão Tecnológica do IFPB está assumindo o seu papel de articular a comunidade acadêmica para participar das mudanças econômicas e sociais em todas as regiões do Estado da Paraíba. “Esse movimento consolida a importância da diretoria de extensão tecnológica nos processos indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão”, assinalou.

-Crisvalter Medeiros, Jornalista