Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Planede discute alinhamento de processos com a PRE

Noticia

Planede discute alinhamento de processos com a PRE

Planejamento Estratégico quer mudar práticas
publicado: 12/08/2016 15h04 última modificação: 12/08/2016 15h05

O grupo de trabalho que está envolvido com a elaboração do Planejamento Estratégico Decenal (Planede) do IFPB reuniu-se com a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) durante toda a tarde, e início da noite, da quarta-feira. O professor Álvaro Cavalcanti Filho fez uma longa e variada apresentação mostrando a importância do planejamento estratégico para o fortalecimento dos propósitos da instituição. Ele estava acompanhado da diretora de Planejamento Institucional, Elaine Brito.

A pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, e diretor de Ensino Superior, Geísio Vieira, acompanharam, com atenção e intervenções, a apresentação. Participaram servidores ligados à PRE, o diretor de Educação a Distância, Anderson Bráulio Silva, o assessor especial Antônio Carlos Varela, e o procurador institucional, Antônio Feliciano Junior.

Álvaro fez uma abordagem no sentido de que os gestores precisam incorporar os conceitos de planejamento no dia a dia, evitando ações individuais e procurando alinhar ações, evitando descompassos na imagem institucional e nos resultados que uma instituição de ensino pública deve alcançar. Além da elaboração de documentos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a intenção da comissão do Planede é fornecer subsídios para toda a instituição agir em consonância com metas que envolvem a excelência em educação.

O professor Álvaro exemplificou ações que prejudicam o bom andamento da instituição, como comissões em que nem todos trabalham e há acúmulo de serviços em algumas pessoas; a falta de acompanhamento em boas iniciativas que acabam não tendo um fim adequado; e a despreocupação com riscos iminentes em diversas situações que envolvem a prática da gestão educacional. Ele ressaltou também que a falta de planejamento é um problema de cultura nacional e atinge inclusive os programas governamentais.

“Precisamos evitar a formação de ilhas de excelência. Não adianta ter diretorias que agem conforme as melhores metas e práticas e campi que fazem parte da instituição, mas agem de forma divergente. Precisamos todos ter um pensamento organizado”, conclama Álvaro.

Entre as várias ações que a Planede deve desenvolver com a colaboração de outros setores, está a pesquisa de satisfação interna, manuais de procedimentos e de gerenciamento de riscos. Para a equipe da Planede, é importante sempre colocar em prática o que é publicado nos documentos norteadores da instituição.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB  

registrado em: