Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Intercâmbio cultural entre servidores do IFPB e do IFRR

Intercâmbio cultural entre servidores do IFPB e do IFRR

As ações de extensão no Campus Santa Rita servirão de embasamento para ações no IFRR
publicado: 11/08/2016 09h16 última modificação: 11/08/2016 09h16

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Proexc do IFPB mediou um encontro de intercâmbio cultural entre os servidores do Instituto Federal de Roraima (IFRR), com os servidores, estudantes e dirigentes do Campus Santa Rita do IFPB. Participaram também do encontro, que aconteceu ontem (10) à tarde, representantes de entidades e movimentos sociais do município, que participam dos projetos de extensão desenvolvidos no referido Campus.

A equipe de servidores do IFRR está visitando o IFPB com o objetivo de conhecer as políticas na área de extensão para fomentar as ações nessa área no seu respectivo Instituto. O grupo participou da Câmara de Extensão e Cultura em Esperança, visitou Santa Rita e passará dois dias em intenso trabalho de reconhecimento das ações administrativas, técnicas e culturas da Proexc.

Na reunião de Santa Rita, a coordenadora de extensão do Campus, professora Gelda Karla fez um resgate histórico dos processos que estão contribuindo para a consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão no referido Campus; com enfoque específico para os projetos e núcleos de extensão em desenvolvimento.

O Diretor Geral do Campus Santa Rita, professor Sabiniano Araújo, assinalou que a consolidação dos processos de gestão do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como as ações administrativas devem-se ao nível de integração participativa e colaborativa vigente entre os servidores da instituição.

Gelda Karla lembrou que as iniciativas na área da extensão, em Santa Rita, foram iniciadas com a Primeira Câmara de Extensão, realizada em novembro de 2105. Naquele momento, os servidores do Campus assumiram o compromisso de reativar um laboratório de informática da APAE, no município, criar um Núcleo de Extensão para a Educação Patrimonial, Meio Ambiente, Tecnologias Assistidas e Políticas de Juventude. Outras iniciativas foi a realização de uma Conferência sobre água, resíduos sólidos e coleta seletiva em Santa Rita, além de ações voltadas para as mulheres vítimas de violência.

Segundo ela, a partir dessas iniciativas o Campus Santa Rita tem consolidado a sua política de extensão, em sintonia com as expetativas da comunidade e da promoção da qualidade na educação profissional e tecnológica.

Os parceiros sociais dos projetos de extensão do referido Campus, presentes ao encontro, defenderam a importância do ensino profissional em Santa Rita, com ênfase nas ações da extensão.

Para Márcia, integrante do Projeto Flor Mulher, a experiência interativa e a convivência com os servidores do IFPB tem contribuído para os seus aprimorar os seus conhecimentos sobre vários aspectos sociais da sua comunidade, além de influenciar diretamente na melhoria da sua autoestima, além de estimular o seu protagonismo civil em defesa das causas sociais.

Os servidores do IFRR ficaram comovidos com a qualidade das ações desenvolvidas no Campus Santa Rita, principalmente na área da Extensão, elogiando a capacidade de manter articulações sociais com a comunidade no âmbito das políticas públicas.

O encontro também serviu para uma primeira aproximação dos alunos integrantes do projeto Educom, da Proexc, com os estudantes e servidores do Campus Santa Rita. Foi marcada uma próxima reunião para dar início a um processo formativo na área de vídeo educativo junto aos estudantes que integram os projetos de extensão do referido Campus.

Com relação a esse projeto, a servidora Ivonice de S. Vieira, do IFRR, assinalou a importância das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como ferramentais de apoio à educação. Ela lembrou que o Ministério da Educação tem investido em iniciativas nessa área, sendo necessário capacitar os professores para utilizarem essas tecnologias.