Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Gestores debatem, no Campus Sousa, redução no orçamento 2017

Gestores debatem, no Campus Sousa, redução no orçamento 2017

O reitor Nicácio pediu empenho da PRAF e das diretorias sistêmicas no planejamento das ações para o ano que vem
publicado: 22/08/2016 11h28 última modificação: 22/08/2016 12h15

A redução de 12% na matriz orçamentária 2017, em relação ao orçamento de 2016, anunciada pelo Governo Federal está sendo debatida pelos diretores de administração e finanças do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

O evento, que foi aberto nesta segunda-feira, dia 22, às 08h00, pelo reitor Nicácio Lopes, no Campus Sousa, deve prosseguir até amanhã às 12h00. O pró-reitor Marcos Vicente (PRAF), organizador do evento e os diretores anfitriões Eliezer Siqueira (Geral) e Valderedo Alves (Administração e Planejamento) fizeram parte da mesa de abertura dos trabalhos.

O reitor Nicácio Lopes elogiou a equipe da PRAF e o grupo de diretores sistêmicos que operam o orçamento e o financeiro do Instituto Federal da Paraíba. “A integração dos profissionais da área, o planejamento articulado em rede e principalmente a política de socialização das informações pertinentes à pasta do orçamento e das finanças tem feito da PRAF uma referência no planejamento e execução dos recursos destinados ao IFPB”, destacou.

Eliezer Siqueira, diretor-geral do Campus do IFPB na cidade sorriso, enalteceu a nova cultura da gestão itinerante adotada pela Reitoria. “O rodízio desse encontro promovido pela PRAF nos campi deve ser encarado como reflexo dessa política inovadora adotada, pois é nos campi que tudo acontece na prática”, ressaltou.

Marcos Vicente, pró-reitor de Administração e Finanças, anunciou a pauta dos trabalhos e expôs suas principais preocupações frente aos cortes progressivos no orçamento. No ano passado (2016) a redução atingiu 10% em relação a custeio e 50% em investimento.

Valderedo Alves, diretor de administração e finanças do Campus Sousa, agendou visita às instalações em São Gonçalo. “Queremos fazer deste momento, uma oportunidade de fazer o nosso campus conhecido de todos vocês”, disse o gestor durante o ato de abertura do encontro na Unidade Sede, na cidade de Sousa.

O pró-reitor Marcos Vicente destacou que os diversos segmentos do IFPB devem participar das discussões do orçamento em suas bases. Integrante da base sindical no Sertão Emerson Lunguinho testemunhou que as relações no Campus Cajazeiras melhoram significativamente nos últimos anos com a ampliação do diálogo e compartilhamento das tomadas de decisão entre a gestão e os demais setores da instituição, naquela unidade de ensino. Manoel Alves de Freitas, da coordenação do Sintef (CM-Sousa), também participa do encontro realizado pela PRAF. Segundo Freitas a entidade local solicitou informações sobre o orçamento e quais os cortes que atingiram o Campus em particular, sendo atendido integralmente.

O reitor Nicácio Lopes lembrou que a Reitoria tem contribuído para esse clima de transparência pública no IFPB, disponibilizando no site www.ifpb.edu.br uma plataforma com atualização simultânea aos investimentos feitos pela Instituição. “Quem ainda não experimentou todas as potencialidades das ferramentas ousem em acessar cada link em tempo real”, finalizou Nicácio.