Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > 08 > Expotec: IFPB mostra inventividade e pesquisa ao público

Expotec: IFPB mostra inventividade e pesquisa ao público

Tecnologias sociais são o destaque da Feira de Inovação
por Ana Carolina publicado: 26/08/2016 19h05 última modificação: 26/08/2016 19h09

A participação do IFPB na II Feira de Inovação e Tecnologia (Expotec) mostrou ao público do Centro de Convenções que a instituição tem como marca o investimento em pesquisa e inventividade. Um dos destaques foi a Expohab, uma competição que está premiando soluções inteligentes na área de habitação que incentivem a sustentabilidade. O Instituto Federal da Paraíba emplacou diversos projetos selecionados para a premiação e os participantes da Expotec puderam conhecer mais sobre essas iniciativas.

O professor do Campus Santa Rita, Francisco Fechine Borges, estava empolgado ao explicar o “Uvtron-PB: Filtro para desinfecção de água por luz ultravioleta”. O projeto foi desenvolvido em parceria com Aluísio Gomes da Silva Júnior e Sebastião Alves dos Santos, respectivamente estudante e professor da ONG Serta, Serviço de Tecnologia Alternativa, de Pernambuco.

Através de uma lâmpada fluorescente nos canos, o sistema emite radiação suficiente para eliminar as bactérias existentes na água. Fechine adiantou que um filtro dessa natureza vai ser instalado no Campus Santa Rita do IFPB. Ele está há dois anos e meio desenvolvendo projetos na área de tecnologias sociais. “São materiais encontrados facilmente, a baixo custo, que podem ser construídos pela própria comunidade”, frisa Fechine.

Aluísio que se formou como técnico em Agroecologia na ONG Serta, conta que na sua escola a economia com o uso desse filtro foi imensa. Antes, se gastava, por mês, R$ 800 com água mineral e esse gasto foi eliminado com o Uvtron. A invenção também vai para uma escola em Ouricuri, sertão pernambucano.

Na categoria inventor, professor Fechine emplacou outro projeto, em parceria com o educador popular Flávio Melo de Luna, a “Teca: Torneira eletrônica Econômica”. Em tempos de escassez de água e aumento das taxas de consumo, o invento atraiu a atenção de muita gente. “Enquanto uma torneira comum, lança 4 litros por minuto, em geral, a Teca, que trabalha com pressurização da água, gasta meio litro”, destacou o docente.

O professor Flávio Luna também ressaltou o quão revolucionário é trabalhar com tecnologias que podem ser construídas pelo cidadão comum com baixo custo. A torneira utiliza bomba de esguicho do limpa vidros do automóvel e fonte que pode ser reaproveitada de um computador descartado. “A tecnologia é uma alternativa para alcançar a melhoria da educação, pelo viés da sustentabilidade, a gente tenta unir a teoria à prática”, declarou Flávio.

Na categoria estudante, os alunos de Eletrotécnica do Campus João Pessoa, Laerte Bernardo, Eloisa Conceição Caratéu e Talita Kelly Oliveira de Amorim mostraram o “Kit móvel fotovoltáico para aplicação no meio rural”. O diferencial do projeto é que a placa solar pode ser transportada de um local a outro, com uma bateria que carrega em pouco tempo, possibilitando o uso da energia em diferentes locais da propriedade.

O estudante do terceiro período de Tecnologia em Construção de Edifícios, Leonardo do Nascimento Dias, e o docente Vamberto Monteiro da Silva, do Campus João Pessoa, apresentaram para a banca de jurados da Expotec e o público as possibilidades de utilizar a famosa metralha da construção como tijolos. A “Incorporação do resíduo cerâmico, gerado pela quebra de blocos cerâmicos, na produção de tijolos maciços de solo-cimento aplicado na execução de alvenarias sem fins estruturais” foi um projeto selecionado na categoria pesquisador e desenvolvido em parceria com o docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Wilson Acchar.

Ainda na área de construção, a professora Claudiana Leal, do Campus JP, está entre os possíveis premiados com “a primeira casa sustentável da Paraíba”, desenvolvida em parceria com Flávia Giangiulio Taveira, na categoria Profissional. As exposições foram acompanhadas de perto pela equipe da PRPIPG, com presença da coordenadora de Pesquisa, Márcia Alves e do diretor de Inovação, Fausto Maranhão.

Na tarde dessa sexta, a Expotec iniciou a Maratona de Programação que teve a coordenação de docentes da área de Informática do Campus João Pessoa do IFPB, tendo entre os competidores muitos estudantes do Instituto. Duplas vieram até de Cajazeiras para participar. Na Expobot, competição de robótica, o IFPB também esteve presente com diversas equipes, desde o Grel da Capital, até estudantes vindos de Patos, todos acompanhados e orientados pelos professores da área.

Veja mais fotos no Facebook, na página do IFPB Oficial.

Ana Carolina Abiahy / jornalista do IFPB